.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

independência
29/12/2004
Cursos de cinema e audiovisual podem sofrer alterações

Os cursos superiores de cinema e audiovisual podem ganhar autonomia e ser desvinculados dos cursos de comunicação social. Até o dia 19 de janeiro, a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) receberá propostas de novas diretrizes curriculares. Após a análise, elas serão encaminhadas à Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) para aprovação.

A SESu criou uma comissão, presidida pelo diretor do Departamento de Política da Educação Superior, Godofredo de Oliveira Neto, para discutir o assunto. Algumas reuniões foram feitas com representantes do Forcine (Fórum Brasileiro de Escolas de Cinema e Audiovisual). "Novas diretrizes para os cursos de cinema e audiovisual estão incluídas na política da reforma universitária, que moderniza e propõe mudanças e avanços nas universidades", comentou Godofredo.

Com a expansão do mercado de trabalho e das novas produções cinematográficas e de televisão no Brasil, há uma preocupação com as diretrizes curriculares daqueles cursos. "Além do crescimento do cinema brasileiro, há o fenômeno mundial da sociedade audiovisual. Vivemos na sociedade da imagem e do som, da informação e comunicação", disse a presidente do Forcine, Maria Dora Mourão, professora da ECA (Escola de Comunicação e Artes) da USP (Universidade de São Paulo).

Formação
Na opinião de Maria Dora, as diretrizes curriculares dos cursos de cinema e audiovisual no Brasil estão voltadas, principalmente, para a comunicação social. "Há a necessidade de se vincularem, também, às artes", disse. Para ela, como cinema e audiovisual são dinâmicos e agora se projetam para a internet e para a telefonia celular, as diretrizes precisam ser amplas e trazer coisas novas. Hoje, no Brasil, apenas o curso de cinema da USP é autônomo.

Maria Dora, no entanto, é contra a radicalização do debate. "Entendemos que as áreas de cinema e audiovisual, hoje, têm uma importância tão grande que não podem ficar submetidas à área de comunicação social, mas quem queira assim mantê-las deve ter essa liberdade", afirmou. "O importante é que exista a possibilidade de fazer os cursos independentemente."

Hoje, há interesse das universidades de criar cursos de graduação, pós-graduação e técnicos de cinema e audiovisual. As universidades particulares Gama Filho e Estácio de Sá, ambas do Rio de Janeiro, já os oferecem.

Cursos
Há cursos de cinema e audiovisual na USP, na Universidade Federal Fluminense, na Universidade de Brasília, na Universidade Federal de Minas Gerais e nas pontifícias universidades católicas do Rio e de Porto Alegre, entre outras. O Forcine tem 15 escolas filiadas.

Na década de 80, houve um movimento para a independência e modernização dos cursos de cinema e audiovisual no Brasil, mas só agora o MEC abriu espaço para debate do tema no governo.

As informações são da Folha Online.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
28/12/2004
Lula diz que país não pode ter pressa
28/12/2004
Alunos e equipe do Sesi falam sobre desafios e alegrias da alfabetização
28/12/2004
Rede de fast food Bob´s abre as para portadores de deficiência auditiva
28/12/2004
Fashion Rio apresentará peças produzidas por organizações sociais
28/12/2004
Estudo indica que bolsa não garante aluno na faculdade
28/12/2004
Capacitação de diretor melhora nível escolar
27/12/2004
Prova da UFSCar abre vestibulares de janeiro
27/12/2004
Concurso irá premiar histórias sobre vidas transformadas
27/12/2004
Projeto tenta diminuir trânsito de armas
27/12/2004 Selecionados do Prouni devem apresentar documentos em janeiro