.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

administração
29/12/2004
Derrotado em Porto Alegre, PT montará ONG para fiscalizar eleito

A troca de comando na Prefeitura de Porto Alegre, após 16 anos de administração petista, levará simpatizantes e filiados do PT a montarem uma ONG com o objetivo de fiscalizar o governo de José Fogaça (PPS). Como sócio-fundadores, farão parte até mesmo os atuais ministros Tarso Genro (Educação) e Olívio Dutra (Cidades), ex-prefeitos da cidade.

A idéia é do atual prefeito, João Verle (PT), que também será sócio-fundador e começará a trabalhar no projeto em janeiro. Os ministros e o candidato derrotado do PT na última eleição, Raul Pont (também sócio-fundador), já aderiram ao projeto.

O acompanhamento será divulgado por meio de um jornal eletrônico, no endereço www.portoalegre.org.br. O site ainda não está no ar.

"Estou aposentado e terei tempo disponível para me dedicar inteiramente à ONG", disse Verle.

Das administrações anteriores, o único que não participará do projeto será o atual secretário estadual da Educação, José Fortunatti, fundador do PT, ex-vice-prefeito, que agora está no PDT.

"Os participantes têm de ter identidade conosco hoje. Não haverá restrições partidárias nem de correntes internas, mas de afinidade", afirmou o prefeito, que integra a tendência Democracia Socialista, assim como Pont.

"A idéia é recolher o acúmulo de experiência de 16 anos e cuidar para evitar a descontinuidade em conquistas da cidade. Vamos fiscalizar e cobrar. Com o movimento comunitário, fiscalizaremos se, como prometeu Fogaça, o Orçamento Participativo será mantido sem descaracterização", disse.

A ONG começará a ser divulgada no Fórum Social Mundial, que se realiza em Porto Alegre entre 26 e 31 de janeiro. Verle quer, então, definir fontes de financiamento, mesmo que internacionais. "Fizemos muitas relações, em diversas partes do mundo", afirmou o atual prefeito.

"Por enquanto tudo é incipiente. Não falei com nenhum dirigente nacional do PT sobre isso. Espero que isso deixe logo de ser uma idéia clandestina", disse.

LÉO GERCHMANN
da Folha de S. Paulo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
29/12/2004
População cai em 27% das cidades do país
29/12/2004
Cursos de cinema e audiovisual podem sofrer alterações
28/12/2004
Lula diz que país não pode ter pressa
28/12/2004
Alunos e equipe do Sesi falam sobre desafios e alegrias da alfabetização
28/12/2004
Rede de fast food Bob´s abre as para portadores de deficiência auditiva
28/12/2004
Fashion Rio apresentará peças produzidas por organizações sociais
28/12/2004
Estudo indica que bolsa não garante aluno na faculdade
28/12/2004
Capacitação de diretor melhora nível escolar
27/12/2004
Prova da UFSCar abre vestibulares de janeiro
27/12/2004
Concurso irá premiar histórias sobre vidas transformadas