.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

cultura brasileira
29/12/2004
Capoeira pode virar patrimônio cultural

Depois do acarajé, a capoeira. O Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural) da Bahia publicou no "Diário Oficial" do Estado notificação pública -o primeiro passo- para transformar a capoeira em patrimônio imaterial (manifestação artística que exerce forte influência sobre a cultura).

De acordo com a Libac (Liga Baiana de Capoeira), o tombamento da arte legaliza o ofício de "professor" ou "mestre" de capoeira sem a necessidade de graduação em educação física.

"A idéia de registrar a capoeira como patrimônio é conseqüência dos problemas que os mestres enfrentavam com os conselhos regionais de educação física. Além disso, o tombamento vai preservar a capoeira como patrimônio nacional", disse Carlos Ferreira da Silva Filho, diretor da Libac.

Segundo Filho, as exigências dos conselhos servem apenas para garantir "uma reserva de mercado". "Não temos nada contra os estudantes de educação física, mas entendemos de capoeira mais do que ninguém."

O presidente do Conselho Regional de Educação Física da Bahia, Carlos Pimentel, disse que mestres de capoeira não têm o direito de utilizar a arte como atividade física. "Os nossos fiscais nunca foram fiscalizar as rodas de capoeira em qualquer lugar de Salvador, pois entendemos que isso é uma manifestação cultural. Mas, por outro lado, não podemos admitir que as pessoas ganhem dinheiro e utilizem a capoeira como forma de condicionamento físico nas academias."

Os técnicos do Ipac ainda vão percorrer um longo caminho antes de a capoeira ser tombada como bem imaterial. A partir do início do próximo ano, os funcionários começam a preparar um relatório baseado em documentos e entrevistas feitas com os mestres.

O documento será analisado pela Câmara de Patrimônio do Conselho Estadual de Cultura. Depois que todas as etapas estabelecidas pela legislação forem cumpridas, a capoeira ganha um registro definitivo de tombamento. "Queremos preservar a capoeira como bem cultural e nada mais", disse Júlio Braga, diretor do Ipac.


LUIZ FRANCISCO
da Folha de S. Paulo, em Salvador

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
29/12/2004
Derrotado em Porto Alegre, PT montará ONG para fiscalizar eleito
29/12/2004
População cai em 27% das cidades do país
28/12/2004
Cursos de cinema e audiovisual podem sofrer alterações
28/12/2004
Lula diz que país não pode ter pressa
28/12/2004
Alunos e equipe do Sesi falam sobre desafios e alegrias da alfabetização
28/12/2004
Rede de fast food Bob´s abre as para portadores de deficiência auditiva
28/12/2004
Fashion Rio apresentará peças produzidas por organizações sociais
28/12/2004
Estudo indica que bolsa não garante aluno na faculdade
28/12/2004
Capacitação de diretor melhora nível escolar
27/12/2004
Prova da UFSCar abre vestibulares de janeiro