HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

SOCIEDADE BRASILEIRA
31/08/2004
Estado sozinho não dá conta do social, afirma presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, ao discursar para empresários, que o "Estado sozinho não será capaz de resgatar a dívida social acumulada deste país".

Horas depois de propor um novo contrato social em reunião com empresários que participam do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, disse: "Ou encontramos um jeito de envolver o conjunto da sociedade brasileira como cúmplice de um boa política para encontrarmos uma saída ou o Estado sozinho não dá conta".

O chamado aconteceu ontem na cerimônia de premiação das "empresas mais admiradas no Brasil em 2004", em comemoração do aniversário da revista "Carta Capital", em São Paulo.

Após entregar o prêmio aos três primeiros colocados -Natura, Nestlé e Petrobras-, Lula voltou a criticar a imprensa brasileira. A crítica encerrou um discurso em que elogiou o diretor de Redação da "Carta Capital", Mino Carta. Lula acusou as empresas de jornalismo de investir no denuncismo de olho nas vendas.

"A "Carta Capital" faz a diferença. É uma boa política não ter uma preocupação eminentemente de mercado. É preciso pensar na qualidade da informação que o brasileiro recebe. Principalmente num momento em que, muitas vezes, o denuncismo pelo denuncismo tem prevalência sobre a notícia e a informação, mantenha a seriedade, porque o Brasil só ganha com isso."

O discurso de Lula contrasta com o modo com que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), encerrara o seu, minutos antes: "Uma boa imprensa é a sociedade conversando consigo mesma. Ao elogiar Carta, Lula criticou a classe política. Disse que, "toda vez que uma pessoa se destaca em alguma atividade, forma-se um pacto de mediocridade" para impedir seu sucesso.


As informações são da Folha de S.Paulo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
30/08/2004 Professores apontam violência nas escolas
30/08/2004 Com menos recursos, negros se saem pior no Enem
30/08/2004 Para especialistas, educação precisa de mais verbas e políticas integradas
30/08/2004 Central federal de recebimento de denúncias de tortura está parada
27/08/2004 Alckmin tira Febem da esfera da Educação
27/08/2004 Mudanças e confusão emperram ProUni na Câmara
27/08/2004 Brasileiro dá detino inadequado a um quilo de lixo por dia
27/08/2004 Teresina coloca em operação o serviço Disk Cidadania Homossexual
26/08/2004
Demanda por vaga e perfil do emprego vão mudar
26/08/2004
Cidade de baixo IDH terá reforço na saúde