Da latinha
à internet, assim funciona o projeto LATANET, desenvolvido
pela Oficina de Imagens, desde 1997. A idéia tem como
objetivo trazer para dentro da escola a discussão entre
educação e comunicação. Através
da técnica da fotografia PinHole - na qual a câmera
com lente é substituída por apenas uma lata
com um micro-furo - os alunos de escolas da rede municipal
criam as próprias máquinas e já saem
registrando suas comunidades.
Assim, o estudante além de desenvolver um olhar crítico
e de ter oportunidade de se expressar, também aprende
outras disciplinas. "O aluno entende o princípio,
aprende física óptica, química, artes
plásticas e história", explica o coordenador
do projeto, Bernardo Brant. Mas, as propostas são fundamentalmente
criadas para garantir o direito de expressão e opinião
desses alunos. Atualmente o projeto tem sido executado em
Diamantina e na cidade de Contagem, ambas em MG.
Denúncia fotográfica
A jornalista Roberta Bencini e a fotógrafa Marie Ange
Bordas, da Fundação Victor Civita, criaram um
projeto com alunos de duas escolas públicas de São
Paulo (EE Professora Esther Frankel Sampaio e EE José
Ribeiro Guimarães), visando denunciar, através
de cliques amadores, a negligência do Estado frente
à educação pública, a falta de
respeito mútua entre professor e aluno, e até
mesmo o cotidiano desses jovens, tudo sob a própria
ótica dos estudantes.
O projeto teve início no fim de setembro de 2006 e,
além das máquinas digitais doadas, eles tiveram
também aulas para aperfeiçoarem suas técnicas.
Essa iniciativa resultou em uma maravilhosa exposição
(que estará em cartaz até 06/05) no Espaço
Cultural Vivo. A proposta teve tanto sucesso que os alunos
participantes tiveram a oportunidade de participar de outra
oficina, no instituto Moreira Salles.
No ocidente e no oriente
Apesar da distância e das diferenças culturais,
Brasil e Índia são muito próximos no
que diz respeito a projetos voltados à óptica
do jovem, ambos visando discutir a relação entre
educação e comunicação. Na Índia
a fotografia também ganhou um novo enfoque. Em 2003,
a Sava Mandir (ONG que atua na área rural de Rajasthan,
norte da Índia) juntamente com o Massachusetts Institute
Of Technology (MIT) criaram um projeto no qual alunos de 120
escolas estão envolvidos, sendo que metade destas ganharam
máquinas fotográficas para registrar a freqüência
dos professores em sala.
Na Região de Rajasthan os educadores faltam, em média,
60% dos dias letivos do ano. Essa implantação
resultou em uma melhora de 25% no rendimento das escolas em
que o projeto foi adotado e como recompensa, em 2006, a iniciativa
ganhou da "Digital Learning Foundation" o prêmio
de "projeto educacional mais inovador do mundo".
Camila Lima, aluna do 2º
ano do Colégio Bandeirantes - mel_dnv@hotmail.com
|