REFLEXÃO

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RADAR DO MUNDO
30/04/2007

Fotografia entra na sala de aula

  Camila Lima

Da latinha à internet, assim funciona o projeto LATANET, desenvolvido pela Oficina de Imagens, desde 1997. A idéia tem como objetivo trazer para dentro da escola a discussão entre educação e comunicação. Através da técnica da fotografia PinHole - na qual a câmera com lente é substituída por apenas uma lata com um micro-furo - os alunos de escolas da rede municipal criam as próprias máquinas e já saem registrando suas comunidades.

Assim, o estudante além de desenvolver um olhar crítico e de ter oportunidade de se expressar, também aprende outras disciplinas. "O aluno entende o princípio, aprende física óptica, química, artes plásticas e história", explica o coordenador do projeto, Bernardo Brant. Mas, as propostas são fundamentalmente criadas para garantir o direito de expressão e opinião desses alunos. Atualmente o projeto tem sido executado em Diamantina e na cidade de Contagem, ambas em MG.

Denúncia fotográfica
A jornalista Roberta Bencini e a fotógrafa Marie Ange Bordas, da Fundação Victor Civita, criaram um projeto com alunos de duas escolas públicas de São Paulo (EE Professora Esther Frankel Sampaio e EE José Ribeiro Guimarães), visando denunciar, através de cliques amadores, a negligência do Estado frente à educação pública, a falta de respeito mútua entre professor e aluno, e até mesmo o cotidiano desses jovens, tudo sob a própria ótica dos estudantes.

O projeto teve início no fim de setembro de 2006 e, além das máquinas digitais doadas, eles tiveram também aulas para aperfeiçoarem suas técnicas. Essa iniciativa resultou em uma maravilhosa exposição (que estará em cartaz até 06/05) no Espaço Cultural Vivo. A proposta teve tanto sucesso que os alunos participantes tiveram a oportunidade de participar de outra oficina, no instituto Moreira Salles.

No ocidente e no oriente
Apesar da distância e das diferenças culturais, Brasil e Índia são muito próximos no que diz respeito a projetos voltados à óptica do jovem, ambos visando discutir a relação entre educação e comunicação. Na Índia a fotografia também ganhou um novo enfoque. Em 2003, a Sava Mandir (ONG que atua na área rural de Rajasthan, norte da Índia) juntamente com o Massachusetts Institute Of Technology (MIT) criaram um projeto no qual alunos de 120 escolas estão envolvidos, sendo que metade destas ganharam máquinas fotográficas para registrar a freqüência dos professores em sala.

Na Região de Rajasthan os educadores faltam, em média, 60% dos dias letivos do ano. Essa implantação resultou em uma melhora de 25% no rendimento das escolas em que o projeto foi adotado e como recompensa, em 2006, a iniciativa ganhou da "Digital Learning Foundation" o prêmio de "projeto educacional mais inovador do mundo".

Camila Lima, aluna do 2º ano do Colégio Bandeirantes - mel_dnv@hotmail.com

 

   
Apresentação

O Idade Mídia é um projeto do ensino médio do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, desenvolvido pelos jornalistas Alexandre Sayad e Gilberto Dimenstein, que mistura o mundo da educação ao da comunicação (a chamada educomunicação). Numa sociedade em que a informação está presente na vida dos jovens durante o todo o tempo, a educação tem a necessidade de acompanhar essas novas demandas.

O objetivo principal é apresentar durante o ano o funcionamento de diversas mídias aos estudantes por meio de visitas, palestras, aulas e principalmente pela produção de uma revista, feita inteiramente por eles, que é lançada no final do curso.