REFLEXÃO

Envie seu comentário

 
 

RADAR DO MUNDO
30/07/2007

Escola conscientiza sobre a importância da Amazônia

  Vitor A. Possebom

O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.” Este texto pertence à Carta da Terra, documento aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a proteção da natureza.

O dever sagrado vem sendo cumprido por diversas entidades, como a Fundação Ecológica Cristalino. Essa instituição desenvolve excelentes projetos na área de conservação e de educação ambiental, por exemplo o Escola da Amazônia. Esse programa mostra aos alunos do município de Alta Floresta e de grandes cidades as atividades perigosas para a Amazônia (desmatamento e extração predatória da madeira) e as alternativas ecologicamente sustentáveis (ecoturismo, apicultura e manejo florestal).

Além disso, nessa Escola há também a orientação, oferecida pelo professor Edson Grandisoli, biólogo e coordenador pedagógico da Escola da Amazônia, para a elaboração e a apresentação de um projeto científico. O professor ensina aos jovens como criar uma hipótese e como testá-la em campo. Ele mostra a grande importância desse ensino: “A oportunidade de desenvolver uma atividade como essa, dentro de um rigor acadêmico, é raríssima entre alunos do Ensino Médio e tenho certeza de que, independentemente da área de atuação que escolherem no futuro, a experiência de como se constrói o conhecimento os acompanhará sempre”. Prova disso é a afirmação de um dos participantes do projeto, Gustavo Mayer Gukovas: “O projeto não é importante apenas no aspecto curricular, pois aprendi coisas de diversos ramos que serão importantes para a minha formação como pessoa”.

Dessa maneira, cidadãos são educados para saberem mais sobre Ciência e para serem mais conscientes quanto ao meio ambiente. Essa consciência faz com que os jovens participantes economizem e aproveitem melhor os recursos naturais. A experiência vivida por esses adolescentes permite a troca de informações com parentes e amigos a respeito da conservação ambiental, como afirma Gustavo: “Pode ser que não se influencie toda uma geração, mas uma parcela considerável de pessoas será influenciada pelos jovens que participam do Projeto Escola da Amazônia, pois cada um deles dividirá sua experiência com outras pessoas e assim o círculo se amplia. É como uma gota em um balde, pois eles vão procurar diminuir os gastos e isso fará diferença a longo prazo”.

Além disso, essa nova geração está mais estimulada a criar novos projetos de educação ambiental, como diz André Vito Scatigna, três vezes participante da Escola da Amazônia: "Todo o mundo volta de lá pensando diferente, pensando em fazer outras coisas. A viagem 'espalha' a questão da importância da educação ambiental e pode incentivar as pessoas a fazer outros projetos". O professor Edson concorda com os alunos: “A mudança de mentalidade e atitude proporcionada por um processo educativo é muito difícil de ser medida (quantificada), mas, sem dúvida alguma, a atividade que desenvolvemos terá, sim, impacto positivo no futuro”.

Com esses novos jovens, o mundo se enche de esperança, pois, como afirma Edson: “Os alunos são extremamente dispostos a tentar entender o mundo que os cerca e, acima de tudo, podem contribuir para um futuro melhor”.
Vitor A. Possebom, aluno do 2º ano do ensino médio, do Colégio Bandeirantes - vitorapossebom@gmail.com

   
Apresentação

O Radar do Mundo é produzido pelo projeto Idade Mídia do ensino médio do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, desenvolvido pelos jornalistas Alexandre Sayad e Gilberto Dimenstein, que mistura o mundo da educação ao da comunicação (a chamada educomunicação). Em uma sociedade em que a informação está presente na vida dos jovens durante todo o tempo, a educação tem a necessidade de acompanhar essas novas demandas.

 
 
 

ANTERIORES:
23/07/2007  
Em meio aos Jogos Pan-Americanos, projeto une educação ao esporte
16/07/2007  
Feira de ciências é usada para despertar vontade de ser cientista
10/07/2007  
China inclui dança no currículo escolar
06/06/2007  
Tecnologia israelense abastece o Nordeste
28/05/2007  
Política ganha mais espaço na internet
21/05/2007  
Movimento gastronômico mobiliza país e muda a vida de estudantes
14/05/2007  Olimpíadas Acadêmicas crescem pelo mundo
07/05/2007  
Líbia e Brasil são berços de projeto piloto em laptop para estudantes
30/04/2007  
Fotografia entra na sala de aula