SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
05/12/2003
Av. Água Espraiada é agora Jornalista Roberto Marinho

A prefeita Marta Suplicy sancionou ontem a lei que muda o nome da Avenida Água Espraiada, na Zona Sul de São Paulo, para Avenida Jornalista Roberto Marinho. A alteração é uma homenagem ao fundador das Organizações Globo, que morreu em agosto, aos 98 anos.

A alteração foi oficializada no canteiro de obras das duas pontes suspensas que estão sendo construídas sobre a Marginal Pinheiros. Terminados, os novos acessos formarão, com a avenida, o Complexo Viário Jornalista Roberto Marinho. “Não se escreve a história do Brasil nos séculos 20 e 21 sem o jornalista Roberto Marinho”, disse Marta. Lily Marinho, viúva do jornalista, ficou emocionada com a homenagem. “O Roberto era um entusiasta da cidade de São Paulo. Onde quer que ele esteja, tenho certeza de que estará feliz”, afirmou.

As pontes terão cerca de 1.200 metros de extensão e cada uma terá um sentido de trânsito. Elas farão a ligação da pista sul da Marginal Pinheiros com as avenidas Jornalista Roberto Marinho e Luís Carlos Berrini. O custo estimado da obra é de R$ 148 milhões e a previsão é que ela seja entregue no primeiro semestre de 2005.

“Meu pai dedicou sua vida a pensar no futuro, a fazer coisas novas. É uma avenida voltada para o futuro de São Paulo, para o desenvolvimento. Ele sempre procurou estar ligado a iniciativas como essa. Para nós, é uma honra muito grande que a cidade faça essa homenagem”, disse João Roberto Marinho, filho do jornalista e vice-presidente das Organizações Globo.

O objetivo da construção das pontes é melhorar o trânsito na região. Hoje, para atravessar o Rio Pinheiros, os motoristas que trafegam pela Avenida Jornalista Roberto Marinho precisam ir da Avenida Chucri Zaidan até a Ponte do Morumbi.

Outro ponto de congestionamento ocorre na Avenida Nações Unidas, já que quem vem das avenidas Engenheiro Luiz Carlos Berrini ou Jornalista Roberto Marinho só consegue acessar a pista expressa da Marginal Pinheiros depois do cruzamento com a Avenida dos Bandeirantes. Com o complexo viário, haverá uma alça de acesso da Avenida Jornalista Roberto Marinho até a pista expressa da Marginal Pinheiros.

Os mastros centrais das pontes — de onde sairão os cabos de aço da estrutura — terão 100 metros de altura, a mesma do Edifício Martinelli, prédio histórico do Centro da cidade.



As informações são do Diário de S.Paulo.

 
 
 

notícias ANTERIORES
05/12/2003
Prefeitura vai realocar favelas para fazer obras
04/12/2003 Prefeitura terá de bancar perda de viações
04/12/2003 Aprovado primeiro Estatuto da Juventude do país
04/12/2003 Produção de lixo cai 12,1% em São Paulo
04/12/2003 Quem pagar IPTU à vista em SP terá desconto de 8,5%
28/11/2003 Parque Ibirapuera ficará maior e mais verde
28/11/2003 Prefeitura leiloa títulos para financiar obras
28/11/2003 Lan houses vão ter de cadastrar menores de 18
27/11/2003 Oito candidatos disputam hoje a OAB-SP
27/11/2003 Após 9 meses, obra de auditório no parque Ibirapuera vai começar