SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

saúde
12/08/2004
Universidade promove campanha de vacinação para a comunidade

Lívia Cortizo

Quem ainda não se vacinou contra sarampo, rubéola, coqueluche, hepatite B, difteria e tétano, e gripe, terá a oportunidade de se vacinar hoje. O curso de enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi está promovendo uma campanha destinada a todos os alunos e à comunidade em geral.

De acordo com a coordenadora do curso, Ariadne Fonseca, essa será a quinta campanha a ser realizada e as expectativas estão grandes. “A adesão, tanto da comunidade interna como externa, sempre foi enorme. Acabam vindo pacientes atendidos na clínica da universidade, vizinhos e parentes dos próprios alunos. Ficamos muito satisfeitos em enxergar que toda a organização e preparo vale a pena”. Ela acrescenta que a campanha beneficia mais de 2 mil pessoas por evento.

A iniciativa surgiu porque os alunos da área de saúde, quando começam a freqüentar campos de estágio, necessitam de algumas vacinas. Então, a faculdade criou o evento na intenção de beneficiar os estudantes dessa área e atender funcionários que lidam com materiais perigosos. “Além dos alunos ficarem imunizados, estamos dando oportunidade para que vejam como o curso funciona”, afirma Álvaro Santos, professor e coordenador da campanha.

Segundo a professora do curso, Rita Janicas, a iniciativa é interessante porque, além de a comunidade poder se prevenir de doenças gratuitamente, os estudantes vivenciam como funciona toda a técnica de manutenção das vacinas. “Estamos proporcionando um espaço de experiências para eles”. Ela ressalta que a iniciativa ajuda a integrar os alunos e professores e acrescenta muito na formação. “Colocamos no mercado de trabalho profissionais com uma visão diferenciada. Além de melhorar a auto-estima, estimulamos a capacidade dele de fazer escolhas, a criatividade e a iniciativa”, afirma Rita, animada.

Os alunos também mostram bastante satisfação em realizar o trabalho. É o caso de Ana Lúcia Oliveira, que está no quarto semestre do curso. “O maior ganho para os estudantes é a experiência que se é vivida. É um passo à frente dos alunos que não prestam atenção nessa parte e acham que sentar na cadeira e ouvir o professor falar é a única coisa que importa. Participar de campanhas e eventos na faculdade é um ganho a mais”, acredita.

Serviço
Data: 12/08/2004
Horário: das 8h às 21h
Local: Campus Centro – Piso Térreo
Rua Dr Almeida Lima, 1134, Brás

 
 
 

notícias ANTERIOREs:
11/08/2004 Alunos pedem mais lazer em versão infantil do Orçamento Participativo
09/08/2004
Praças de bairro são "lazer de interior" em SP
09/08/2004
Zona sul concentra o maior número de moradores em favelas da capital
09/08/2004
Projetos criam arquitetura para idosos
06/08/2004
Grande SP mantém principal fonte de água
05/08/2004
Marta abandona meta de ônibus para deficientes em São Paulo
05/08/2004 Livro revela trabalho social de "heróis anônimos" em São Paulo
04/08/2004 Curso de Educação Ambiental do Ibirapuera abre inscrições
03/08/2004 Custo de vida tem 2ª maior alta no ano
30/07/2004 2ª Semana Sociocultural recebe mais de 5 mil pessoas em São Paulo