SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
novela
15/04/2005
Com novo trajeto, Fura-Fila passa de 8 para 29 quilômetros
 

A proposta de remodelação do Fura-Fila aumenta o trajeto original dos 8 quilômetros previstos pelo ex-prefeito Celso Pitta para 29. A medida trará melhorias a uma das áreas mais populosas da cidade: a zona leste. Não há estimativa de quantas pessoas serão beneficiadas, mas só no trajeto do centro a São Mateus haveria 300 mil passageiros por dia - projeção feita na gestão Marta Suplicy (PT). O corredor expresso ajudaria moradores de bairros como Vila Alpina, Vila Prudente e Sapopemba.

A Prefeitura considera que não terá problemas para conseguir abrir os corredores. Na maioria das avenidas em questão, há espaço entre as pistas. Na segunda-feira, um grupo de subprefeitos da região visitou alguns pontos, na companhia de técnicos da Secretaria dos Transportes, para conhecer melhor a proposta.

Repercussão
O ex-secretário dos Transportes Jilmar Tatto disse que a idéia de levar os corredores até Cidade Tiradentes é da gestão do PT. "Se eles estão propondo isso eu apoio, pois foi um projeto nosso."

Para especialistas, continuar o Fura-Fila é necessário porque muito já foi gasto na obra. O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, João Antonio del Nero, disse que o atual secretário, Frederico Bussinger, já pensava em recuperar a obra desde a campanha eleitoral. "A área é carente de transporte e vai ficar bem servida", disse del Nero.

Mas há críticas sobre a expansão de meios de transporte de massa como forma de manutenção de "cidades-dormitório". "A Cidade Tiradentes é praticamente um município, mas foi concebida naquele esquema em que o bairro era apenas dormitório, algo totalmente contraproducente", disse o engenheiro Sérgio Costa, vice-diretor de Transportes do Instituto de Engenharia (IE). Na opinião dele, a relação uso do solo e transporte precisa ser pensada de forma coerente. "O ideal seria que as pessoas tivessem tudo perto de casa: trabalho, comércio, escolas."

RICARDO BRAND
BÁRBARA SOUZA
do o Estado de S. Paulo

notícias ANTERIOREs:
14/04/2005 "Terra Paulista" contará a alunos da escola pública a história de SP
13/04/2005 Estação da Luz abrigará museu da língua portuguesa até dezembro
13/04/2005 Prefeitura fecha unidades do Telecentro aos domingos
11/04/2005 Cerca de 6.000 acompanham evento de lazer na Sumaré
11/04/2005 Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação e Inclusão
11/04/2005 Titular da Cultura deixa cargo e critica Serra
08/04/2005 Projeto municipal incentiva alunos a conhecer a cidade
08/04/2005 Sumaré com pista fechada para lazer no domingo
07/04/2005 Serra impõe limites a caminhões
07/04/2005 Cursinho oferece 1.480 vagas para alunos de baixa renda