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A proposta de remodelação
do Fura-Fila aumenta o trajeto original dos 8 quilômetros
previstos pelo ex-prefeito Celso Pitta para 29. A medida trará
melhorias a uma das áreas mais populosas da cidade:
a zona leste. Não há estimativa de quantas pessoas
serão beneficiadas, mas só no trajeto do centro
a São Mateus haveria 300 mil passageiros por dia -
projeção feita na gestão Marta Suplicy
(PT). O corredor expresso ajudaria moradores de bairros como
Vila Alpina, Vila Prudente e Sapopemba.
A Prefeitura considera que não terá problemas
para conseguir abrir os corredores. Na maioria das avenidas
em questão, há espaço entre as pistas.
Na segunda-feira, um grupo de subprefeitos da região
visitou alguns pontos, na companhia de técnicos da
Secretaria dos Transportes, para conhecer melhor a proposta.
Repercussão
O ex-secretário dos Transportes Jilmar Tatto disse
que a idéia de levar os corredores até Cidade
Tiradentes é da gestão do PT. "Se eles
estão propondo isso eu apoio, pois foi um projeto nosso."
Para especialistas, continuar o Fura-Fila
é necessário porque muito já foi gasto
na obra. O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de
Arquitetura e Engenharia Consultiva, João Antonio del
Nero, disse que o atual secretário, Frederico Bussinger,
já pensava em recuperar a obra desde a campanha eleitoral.
"A área é carente de transporte e vai ficar
bem servida", disse del Nero.
Mas há críticas
sobre a expansão de meios de transporte de massa como
forma de manutenção de "cidades-dormitório".
"A Cidade Tiradentes é praticamente um município,
mas foi concebida naquele esquema em que o bairro era apenas
dormitório, algo totalmente contraproducente",
disse o engenheiro Sérgio Costa, vice-diretor de Transportes
do Instituto de Engenharia (IE). Na opinião dele, a
relação uso do solo e transporte precisa ser
pensada de forma coerente. "O ideal seria que as pessoas
tivessem tudo perto de casa: trabalho, comércio, escolas."
RICARDO BRAND
BÁRBARA SOUZA
do o Estado de S. Paulo
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