SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

entretenimento
15/12/2004
Martinelli abrigará centro cultural

Em 1946, ao chegar a São Paulo, a italiana Maria Bonomi ouviu seu avô recomendar ao motorista do táxi: "Não passe na Líbero Badaró". O comendador Giuseppe Martinelli não queria passar na rua onde estava o prédio que havia construído, batizado e, anos antes, perdido: o edifício Martinelli, primeiro arranha-céu da cidade. "Ver o prédio daquele jeito, subutilizado, era uma tristeza muito grande para ele", lembra.

Quase 60 anos depois, a artista plástica diz passar por um "resgate afetivo": a casa onde seu avô morou, no alto do prédio, será convertida em centro cultural.

O local, que pertence à prefeitura, será coordenado pela Associação Amigos do Martinelli, criada ontem. Além de Bonomi, a entidade reúne pessoas ligadas à comunidade italiana da cidade, como o empresário Rogério Fasano, o ex-ministro Andrea Matarazzo, o jornalista Mino Carta e o advogado Dalmo de Abreu Dallari.

Segundo Bonomi, um dos projetos já previstos é a instalação de um memorial do imigrante italiano e um espaço voltado à história urbanística de São Paulo. A casa também abrigará palestras, cursos e lançamentos de livros. "Podemos ter até mesmo casamentos, porque a paisagem é linda."

A meta é que as primeiras propostas sejam implementadas ao longo do próximo ano. A casa foi construída no alto do edifício por Martinelli como forma de mostrar à população que o prédio não corria risco de cair.

Na época, um dos prédios mais altos da cidade era o Sampaio Moreira, também no centro, com 12 andares. O Martinelli tinha 25 -o código de obras chegou a ser reformulado para permitir a obra.

Problemas técnicos, porém, comprometeram a fortuna de Martinelli e a ocupação não foi a esperada.

Em 1939, ele perdeu o prédio. "São Paulo não estava madura o suficiente", diz Bonomi.

As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

   
 
 
 

notícias ANTERIOREs:
14 /12/2004
Auditório do Ibirapuera pronto
14 /12/2004
Prefeitura e Estado farão Réveillon juntos
13 /12/2004
Pires da Costa quer manter Bienal de São Paulo gratuita
13 /12/2004 CEUs terão cursinhos gratuitos no ano que vem
13 /12/2004
Réveillon na Paulista depende do aval da Prefeitura
09/12/2004
Casa das Rosas reabre hoje com acervo literário
08/12/2004
Mosteiro de São Bento abre teatro após restauração
08/12/2004
Alunos de escolas estaduais se apresentam na praça da República
08/12/2004
Projeto foca pais para orientação sexual