SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

eleições
17/08/2004
Candidatos à Prefeitura e Câmara Municipal assinarão documento com promessas

Veridiana Novaes

Época de eleição é tempo de refletir, ponderar e colocar na balança as ações dos políticos eleitos quatro anos atrás. Por esse motivo, o Movimento Defenda São Paulo irá realizar o Compromisso Cidadão. Pela segunda vez, a iniciativa irá discutir com os candidatos a vereador, vereadores eleitos e candidatos à Prefeitura de São Paulo, as propostas para a cidade.

Segundo a presidente do Movimento, Regina Monteiro, o Compromisso Cidadão é uma forma de documentar as promessas feitas pelos candidatos e, dessa forma, mobilizar as pessoas a exigirem seus direitos. “A sociedade está cansada de promessa enganosa. É importante ter um documento assinado pelo candidato”, comenta.

Entretanto, o Compromisso não é nenhuma garantia de que os candidatos realizarão, de fato, o que foi assinado. Conforme dados do Defenda São Paulo, a prefeita Marta Suplicy (PT) não realizou 80% das promessas feitas no documento da eleição passada. “Parece até que Marta mudou de pensamento”, ressalta Regina.

No próximo dia 8, em lugar ainda não definido, irá acontecer o Compromisso Cidadão com os vereadores. Neste dia, entidades de diferentes regiões paulistanas farão perguntas sobre diversos temas como meio ambiente, educação, transporte e saneamento básico. Além da sociedade civil, os candidatos à Câmara Municipal também estarão presentes. Depois, eles assinarão um documento. Os eleitos terão suas promessas registradas em cartório após as eleições.

Já com os candidatos a prefeito o processo será um pouco diferente. Cada político será convocado individualmente e terá meia hora para discursar sobres os problemas expostos. “Estamos tentando marcar as datas, porém está difícil.”

A prefeita Marta Suplicy será questionada sobre o fato de não ter cumprido com o documento que ela mesma assinou. “No mínimo, essa iniciativa envoca a sanidade do eleitor. E essa é uma idéia que toda a cidade brasileira pode aderir”, finaliza Regina.

 
 
 

notícias ANTERIOREs:
16/08/2004 Gastos pós-bilhete único tendem a subir
16/08/2004
ONG quer retirar comércio ambulante do centro da cidade
13/08/2004
Fetiches da moda viram exposição
13/08/2004
Comunidade do Brooklin abraçará bosque em protesto
13/08/2004
Pelo menos 23 vereadores de SP tiveram aumento de patrimônio
12/08/2004
Universidade promove campanha de vacinação para a comunidade
11/08/2004 Alunos pedem mais lazer em versão infantil do Orçamento Participativo
09/08/2004
Praças de bairro são "lazer de interior" em SP
09/08/2004
Zona sul concentra o maior número de moradores em favelas da capital
09/08/2004
Projetos criam arquitetura para idosos