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combustível
26/03/2004

Banco do Povo lança linha de crédito para taxistas

Veridiana Novaes

O Banco do Povo criou uma linha de crédito especial para os taxistas que trocarem o combustível de seus carros para gás natural. A iniciativa é voltada para os profissionais que atuam na capital paulista. O programa pretende beneficiar, aproximadamente, 10 mil motoristas de táxi da cidade.

No dia 25 de março, na sede do sindicato, a prefeita Marta Suplicy, o secretário do Trabalho, Marcio Pochman, o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, o secretário do Meio Ambiente, Adriano Diogo e o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Bezerra Silva, entregaram os cheques para os três primeiros taxistas que solicitaram o crédito.

O valor máximo de cada empréstimo é de R$ 3.500 com taxa de juro de 2% ao mês para associados do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo. Os taxistas não filiados vão pagar taxa de juro de 3,9%. Todos têm 60 dias para começar a pagar o empréstimo. Dentro do financiamento está incluso: o Kit Gás e acessórios necessários para a instalação; capital de giro para a carga de Gás Natural Veicular (GNV) do primeiro mês e manutenção do veículo; legalização e documentação necessária.

Além das implicações ambientais, o gás natural tem uma grande vantagem econômica para o taxista: seu custo operacional é 14% menor do que o da gasolina. Um levantamento feito pelo sindicato mostra que, de uma frota de 33 mil carros, 13 mil são movidos a gasolina, oito mil são movidos a álcool e 12 mil são movidos a GNV. “A expectativa é que, com o crédito, o uso do GNV aumente e o motorista possa diminuir os gastos com o combustível. E, assim, investir mais no próprio automóvel”, afirma o assessor do sindicato, Giovani Romani.

O taxista Luis Domingo da Silva, conhecido como “Maranhão”, mudou para o GNV há quatro anos e gostou muito da experiência. “Gastaria, em média, R$ 60 de gasolina por dia. Com o gás gasto apenas R$ 20”, conta. Uma das queixas do motorista é a falta de postos especializados no abastecimento de gás no interior de São Paulo. Porém, as dificuldades compensam: “Tenho uma blazer e se não fosse pelo GNV, seria impossível mantê-la”, comenta.

O gás natural é um combustível fóssil mais limpo do que o petróleo. Os motores alimentados por gás natural lançam, na atmosfera, menos gás carbônico do que alimentados por gasolina e óleo diesel.

 
 
 

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