SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
jogo de idéias
28/03/2005
Dança marca presença com espetáculos e debates
 

Dentro da programação Corpo, no Itaú Cultural, a dança tem seu espaço garantido, primeiro como parte integrante do Jogo de Idéias, quarta-feira, e no mês de abril com debates e espetáculos.

Sob a direção do jornalista Claudiney Ferreira, o Jogo de Idéias grava entrevistas para serem exibidas em emissoras educativas e universitárias. Ivaldo Bertazzo será o primeiro convidado do programa, às 16h30, no encontro Cidadãos Dançantes. Desde 1976, quando começou suas atividades no Teatro Galpão, até criar o termo cidadãos-dançantes, Bertazzo trabalha com o foco na reeducação do movimento e na motricidade. O professor e coreógrafo também desenvolve projetos na área social, com meninos e meninas de ONGs. Ele vai falar sobre suas pesquisas e métodos.

A partir das 19 horas, o segundo debate será com a intérprete-criadora Vera Sala. Além de discutir as relações entre a dança contemporânea e a literatura, especialmente na obra de Clarice Lispector, Vera apresenta a coreografia Estudo para Macabéa, obra inspirada no livro A Hora da Estrela. A coreógrafa conta que após ler o livro de Clarice Lispector reconheceu características comuns entre a personagem Macabéa e o seu trabalho, como a perda do limite do interior e exterior, o corpo fragmentado e o tempo esgarçado. Nesta coreografia, busca representar a 'fisicalidade' da personagem, não contar a história ou a trajetória dela. O espetáculo não é narrativo.

Durante o mês de abril, serão apresentados seminários e encontros que discutem o corpo em diferentes áreas. "A idéia, na dança, é não ver o corpo como um objeto de arte, mas o corpo artístico, um processador de coisas, lugar onde tudo acontece", explica a coordenadora da área, Sônia Sobral. Entre os debates, vale destacar o do dia 15 com a professora da PUC Christine Greiner e o bailarino Gustavo Ciriaco, que debatem com o público a idéia de "corpo-mídia". Para tornar a discussão mais palpável, vale destacar os espetáculos que ocorrem nos dias 16 e 17, sempre às 20 horas, com a presença de Luciana Gontijo e Margô Assis, Raquel Pires e Denise Stutz.


KARLA DUNDER
do O Estado de S. Paulo

notícias ANTERIOREs:
24/03/2005 Prefeitura quer tirar crianças dos semáforos
23/03/2005 Rebouças vai ficar fechada para obras por mais 30 dias
22/03/2005 USP Leste sofre embargo em obras por falta de licença
21/03/2005 Com público fraco no centro, Serra anuncia novo Domingo na Paulista
18/03/2005 Reajuste do ônibus faz inflação subir após 6 semanas em baixa, diz Fipe
18/03/2005 Febem terá programa social para famílias dos internos
14/03/2005 Conselho pede extinção da Febem de SP
14/03/2005 Evento localiza SP como marco literário
11/03/2005 Grupos universitários oferecem bolsas de curso de inglês em SP
11/03/2005 Sociedade Paulista do Trote dará lugar a parque