SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
economia
30/03/2004

Consumidor de São Paulo está cauteloso com compras, diz Fecomércio-SP

Os consumidores da região metropolitana de São Paulo passaram a ser mais cautelosos no planejamento das compras. É o que aponta uma pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) que mede o grau de confiança dos consumidores na economia do país.

Calculado mensalmente junto a 1.050 pessoas, o levantamento mostra que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), em março, ficou 8,60% abaixo do mês passado, fechando em 115,79 pontos, a menor marca desde novembro do ano passado.

De acordo com a análise da assessoria econômica da Fecomércio, essa queda está associada ao “momento político conturbado pelo qual está passando o governo Lula” e também ao alto nível de desemprego e perda do poder aquisitivo. Mesmo assim, a pontuação demonstra que o consumidor ainda está otimista. Numa escala que vai de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total), a apuração se manteve acima dos 100 pontos.

A pesquisa mostra ainda que as mulheres estão menos otimistas do que os homens. Enquanto elas reduziram a confiança em 9,21%, eles apresentaram uma diminuição de 7,93%. Por faixa etária, houve queda de 9,30% entre os jovens com até 34 anos de idade e de 7,72% entre os consumidores acima de 35 anos. Também se mostraram mais céticas as pessoas com renda de até dez salários mínimos, ficando com taxa de variação negativa de 8,48%, enquanto a oscilação de recuo se manteve em 7,71% entre os que recebem mais de dez salários mínimos.

Em relação à intenção de compras nos próximos 60 dias, 24% dos entrevistados responderam que estão dispostos a adquirir algum bem nesse curto prazo, contra um universo de 29,8% em fevereiro último. Esse comportamento, conforme a análise da Fecomércio, indica que dificilmente as vendas no varejo serão retomadas em 2004.

Os produtos mais listados no planejamento de compras são o computador, máquina fotográfica, videocassete/DVD, televisão e geladeira. O celular, que antes figurava entre os primeiros itens, passou para a sexta posição entre os nove bens constantes da pesquisa.



As informações são do site Panorama Brasil.

 
 
 

notícias ANTERIORES
29 /03/2004 Campanha lutará pela preservação de monumentos da cidade
29 /03/2004
Maluf, Serra e Marta seguem embolados
26 /03/2004
Número de assassinatos na capital caiu 8,51% em 2003
26 /03/2004
Banco do Povo lança linha de crédito para taxistas
26 /03/2004
Metrô desativa máquina de venda de bilhetes sem reforçar equipe
26 /03/2004
Hospital lança campanha por doação
25 /03/2004
Taxa do lixo deve arrecadar 15% menos
25 /03/2004
Pode ser derrubado veto do projeto que acaba com superlotação em escolas
25 /03/2004
Marta libera R$ 1,5 mi para planejar limpeza de lago no parque Ibirapuera
24 /03/2004
Mais de 126 mil já se inscreveram para concurso do Metrô