Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
  

Dia 12.09.01

Em Nova York tudo continua possível

Com as torres de World Trade Center, um dos mais visíveis símbolos da imponência de Nova York, ruiu também a imagem de uma cidade que conquistou a segurança nas ruas - por meio da política de "tolerância zero".

Essa política se popularizou em São Paulo na esperança de uma solução para a criminalidade fora de controle. Manhattan passou a exercer fascínio semelhante ao de um laboratório que descobrisse o remédio para uma doença aparentemente incurável. Atraiu a atenção da classe média, dos candidatos a cargos eletivos e, em especial, da elite paulistana, que testemunhou a mudança gradativa de Nova York. Senhoras andando de noite no Central Park, mulheres dirigindo táxis, casais de namorados passeando de madrugada pelo Harlem, bairro negro e latino mundialmente famoso primeiro pela arte negra e, depois, pelas guerras de gangues.

Pesquisas mostram que o prefeito Rudolph Giuliani, prestes a concluir seu mandato, angariou uma popularidade invejável para qualquer político do planeta: 50% dos nova-iorquinos consideram ótima a sua administração. Esse nível de aprovação se explica pela queda da criminalidade. Durante a gestão de Giuliani, o número de assassinatos despencou 61%; a taxa geral de criminalidade diminuiu 44%.

Não é gratuito o encanto dos habitantes de São Paulo por Nova York. As duas cidades assemelham-se em muitos aspectos, a começar pelo tamanho da população. São pólos financeiros e comerciais, que atraem imigrantes e migrantes. Em ambas combina-se o caos urbano com a criatividade da comunidade. A desigualdade entre ricos e pobres faz de Nova York uma espécie de capital do Terceiro Mundo - até por causa de seus sotaques latinos, asiáticos e africanos.

Os ataques terroristas expuseram a fragilidade da maior - e única- potência, numa demonstração de vulnerabilidade inédita na história dos EUA. Para chegar a esse grau de vulnerabilidade, a mais imponente cidade da mais imponente nação teria de ser o principal alvo.

A partir de hoje - e principalmente depois das retaliações -, as ruas de Nova York nunca mais serão as mesmas - já não provocarão tanta inveja e tanta admiração entre os paulistanos.

Manteve-se, porém, o lema de que, em Nova York, tudo é possível - um lema que, desta vez, veio em forma de tragédia.

 

 
                                               Subir    
   ANTERIORES
c
  Pomar do Silvio Santos é um show
  Era uma vez uma praça de letras
  O sorvete que entrou na história
  "Escola Cor"
  Cerveja no parque
  Jardim na Faria Lima
  Chão de estrelas
  Guerra dos postes
  O selvagem da motocicleta
  Um conselho que valeu milhões
  Cozinha dos sonhos
  Casa antiapagão
  Apagão charmoso
  Chique é andar a pé
  Rua da segurança
  Marketing no parque
  Amores possíveis
  Procuram-se anjos
  Não é fantasia
  Ronda aérea contra o crime