Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
   

Dia 14.02.01

Rodízio em Crise

Estão em gestação duas medidas polêmicas para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo: transferir para a noite o abastecimento feito por caminhões e reescalonar o horário de funcionamento das empresas.

Com o aumento da frota de veículos, o sistema de rodízio vai perdendo gradativamente efeito, num transtorno visível pelas estatísticas de lentidão no tráfego. A cada ano, batem-se recordes de congestionamento, em meio a apostas de urbanistas de que a cidade está à beira da inviabilidade. "O rodízio está capengando", sustenta o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Francisco Macena.

Nos cálculos da CET, cerca de 120 mil caminhões fazem diariamente entregas na cidade. "Haveria uma melhoria significativa no fluxo se o abastecimento ocorresse depois das 22h", propõe Macena, inspirado nos exemplos de Tóquio, Nova York e Paris.

O presidente da CET já sondou as transportadoras e recolheu sinais positivos. Entregas de noite, entrando na madrugada, economizariam tempo e dinheiro; os caminhões não teriam de enfrentar congestionamentos.

O custo do congestionamento é uma das razões que estão levando o Ceasa, instalado numa região hoje muito valorizada, para fora do município, seduzido pelas facilidades do Rodoanel. "Nova York, Tóquio ou Paris conseguem impor restrições aos caminhões porque contam com um cinturão rodoviário, com uma rede de armazéns", afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico.

O problema, reconhecem os técnicos da CET, está na outra ponta: quem vai ser abastecido. As empresas serão obrigadas a montar um esquema especial para receber os produtos, pagando mais horas extras ou ampliando as contratações de funcionários.

Mais complicado ainda, por exigir intensa negociação e mudar hábitos de toda a cidade, é o reescalonamento dos horários de trabalho, combinando bancos, escolas, comércio e prestadoras de serviço. Para desafogar o horário do rush, o comércio deveria funcionar, na visão dos técnicos, das 11h às 21h, horários mais próximos dos praticados pelos shoppings centers. A medida já foi tentada na gestão de Luiza Erundina e esbarrou nas reações negativas, mas o trânsito desde então não pára de piorar e a cidade vai ficando com cada vez menos alternativas, a ponto de o rodízio estar prestes a ficar inútil.

 

 

 
                                                Subir    
   ANTERIORES
c
  Polícia do lixo
  Cidade deficiente
  Fora dos trilhos
  Marajás paulistanos
  Palácio belezura
  Bairro belezura
  Os fantasmas da prefeitura
  O homem-morcego mora aqui
  Padre Marcelo, o sem-igreja
  Poluição invisível
  Geração de renda recupera a cidade
  Dinheiro encontrado no lixo
  Bairros que nasceram de novo
  A praça é nossa
  Escolas descobrem professores na rua
  Um spray na mão e uma idéia na cabeça
  Como fazer da bola uma arma contra a violência
  Nova York e Porto Alegre podem ajudar São Paulo