Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
  

Dia 17.07.02

Vivendo na própria pintura

Um dos passeios preferidos em São Paulo do italiano Vincenzo Scarpellini, formado em jornalismo e design gráfico em Roma, é caminhar até o viaduto do Chá durante o crepúsculo, quando se põe, alheio ao rush, a admirar o movimento de luzes do final do dia. Sem os transtornos do congestionamento, ele volta a pé para sua casa, transformada em ateliê, onde tem uma das paisagens mais charmosas do centro antigo.

De tanto desenhar paisagens paulistanas - que combina, na parte direita desta coluna, com textos poéticos-, ele deixou neste ano a Vila Madalena, abrigo natural dos artistas, e instalou-se na avenida São Luís. Sugeri a Vincenzo que, além de autor, virasse mais um dos personagens desta coluna e explicasse a decisão de morar na São Luís.

"São Paulo é uma cidade em fuga. Foge de si mesma e dos outros. São Paulo foge como uma criança na frente da câmera. Esse seu dar-de-costas, não querer mostrar o rosto, estimula minha imaginação. É aí que quero pintá-la. Morando no centro, cultivo a ilusão de agarrar seu coração", explica.

Além da poesia, existe uma tendência imobiliária: um toque de charme europeu, história e, mais importante, apartamentos grandes com aluguéis baratos, começam a atrair a classe média para o centro. A poucos metros de onde mora Vincenzo, passou a viver neste ano o artista plástico Emanoel de Araújo, em um dúplex com vista para a praça da República.

Em nenhum lugar da cidade consegue-se morar em apartamentos tão grandes, pagar aluguéis tão baixos e dispor de tantos meios de transporte público. É uma combinação que se torna cada vez mais atrativa com a implementação de espaços culturais na região e com investimentos públicos.

Marta Suplicy decidiu mudar seu gabinete para o viaduto do Chá, no trajeto em que Vincenzo aprecia as luzes do fim do dia. Como não sabe ainda onde morar depois que se separou de Eduardo Suplicy, a prefeita ouviu com interesse a proposta de assessores para que desse o exemplo de aposta na revitalização do centro e morasse nas redondezas da futura sede da prefeitura -se sua popularidade estiver em alta, terá o mesmo privilégio do parceiro desta coluna e voltará a pé para casa.

 

 
                                               Subir    
   ANTERIORES
c
  Jardim dos gays
  O jardim dos sonhos de Cafu
  Das prostitutas aos arquitetos
  Capital do skate
  E o rap virou escola
  O baú de histórias da dona Neusa
  Oficina do tempo
  Trilha de Esmeralda
  Grafiteiros entram na USP
  Calçada democrática
  Criança Cor
  Sonhos de vidro
  Cidade de cão
  Policiais de bicicleta
  Sombra e água fresca
  Dona Flor e seus sete canteiros
  Prostitutas viram modelo de civilidade
  Rua com grife
  Uma linda pedra no meio do caminho
  Professor de brinquedo