Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Pré-sal

A camada pré-sal se estende por cerca de 800 quilômetros, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado está a profundidades superiores a 5 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal, que segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo. A Petrobras é uma das empresas pioneiras nesse tipo de perfuração.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos
Comentários dos leitores
ernani sefton campos (194) 13/10/2009 16h39
ernani sefton campos (194) 13/10/2009 16h39
Esta entrevista nos apresenta duas facetas político-empresarias:
a) O presidente da Petrobrás entende e sabe o que está propondo, ao Brasil;não deixem de escutá-lo.
b) Os partidos da oposição, como estão desnorteados, com a evoulção da situação no país,não tem programa político nem de desenvolvimento, para o Brasil.
Assim,suas opiniões estão sem embasamento .
Nem político, nem empresarial.Foi demais para êles.
Pode ser que se correrem atrás da " Máquina" leia-se Situação, poderão obter algum êxito.
Mas estão exauridos, e sem "norte".
Não podem administrar, nem fazer oposição, pois esqueceram , como se FAZ.
Este é o Brasil. Vamos que Vamos......
1 opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (813) 13/10/2009 16h28
Cassio Tavares (813) 13/10/2009 16h28
Nós, brasileiros integrantes da oposição ao atual governo, somos totalmente contrários à exploração da anunciada reserva de petróleo da camada do pré-sal, tendo em vista 3 argumentos altamente convincentes e que são :
1° - Quando estivemos no governo de 1.995 até 2.002 não existia lá nesse local nenhuma gota de petróleo, conforme estudo que recebemos dos mais renomados especialistas nessa área. Esse óleo, como depois foi constatado, surgiu lá a partir do dia 1° de janeiro de 2.003, exatamente quando se iniciava o atual governo, o que é uma injustiça.
2° - Essa palavra PeTróleo, ao contrário do que muitos pensam, foi inventada pelo partido do atual governo para fins de propaganda do mesmo.
3° - Vamos entrar com um requerimento no Supremo Tribunal Federal para que o mesmo obrigue o atual presidente a repartir pelo menos um pouco da sua " sorte " e popularidade conosco. Afinal de contas esse orgão foi criado exatamente para fazer justiça.
Assinado : OPOSIÇÃO FRUSTRADA E DESESPERADA COM O SUCESSO DO ATUAL GOVERNO.
29 opiniões
avalie fechar
claudio goes (28) 13/10/2009 16h12
claudio goes (28) 13/10/2009 16h12
O PETRÓLEO É NOSSO, ESTE ´É O LEMA DA PETROBRÁS, ENGRAÇADO PAGANDO R$ 2,50 O LITRO DE GASOLINA ACHO QUE NÃO É NOSSO MESMO, QUE ABSURDO ISTO É MONOPOLIO E QUALQUER MONOPOLIO COBRAM O PREÇO QUE QUEREM, PAGAMOS PREÇO MAIOR QUE OS ESTADOS UNIDOS ONDE O LITRO CUSTO POR VOLTA DE R$ 1,60 E LÁ A EXPLORAÇÃO É FEITA POR MUITAS EMPRESAS ACONTECENDO A CONCORRÊNCIA E O PREÇO DE LÁ IMPLICA EM IMPORTAÇÃO DA METADE DO PETROLEO CONSUMIDO, ENTÃO DEVIDO A SEREM MUITAS EMPRESAS O PREÇO FICA NUM PATAMAR LOGICO, O QUE NÃO ACONTECE AQUI. FAZEM O POVO DE BOBO DIZENDO O PETROLEO É NOSSO AHAHAHAHA UMA GRANDE PIADA 9 opiniões
avalie fechar
Paulo Mel (99) 13/10/2009 15h28
Paulo Mel (99) 13/10/2009 15h28
Só na cabeça do PT e seus comparsas (companheiros) o petróleo no pré sal é negócio.
Algumas perguntas que não respondem:
- O petróleo será eternamente valorizado?
- Até o dia que a Petrobrás começar realmente a extrair petróleo, quem sabe daqui 15 anos, ainda vai ser negócio?
- Veículos que estão sendo desenvolvidos para serem movidos a hidrogêneo, elétricos, energia solar e muitos outros ainda serão dependentes do combustível fóssil?
Sabemos que petróleo não é só para combustível, então nenhuma outra fibra sintética será criada a não ser de derivados de petróleo?
Petróleo sob a camada pré sal só existe nas costas brasileiras?
Se existe também em outros países por que só o Brasil vai explorar?
Os custos de exploração comparados com o preço de mercado serão vantajosos até quando?
Minha opinião: Sabem de tudo isso e que é inviável a exploração, mas querem ficar pendurados tirando proveito do poder. O que falta dessa turma é o compromisso com a verdade e serem pelo menos um dia honestos.
36 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (523) 13/10/2009 15h28
Valentin Makovski (523) 13/10/2009 15h28
SR. Vitor Lisboa
Por favor, ora pois o Sr. é PORTUGUES???/
Da a entender. O nosso presidente Luis Inácio Lula da Silva, o que ele mais quer é que a Petrobras sejá a única que monitore e faça as perfurações e ainda mais exploração do Pré-Sal, mas tem gente neste pais que não sabe o que isso significa. A meses atras na própria folha publicou varias materias informando sobre a posição do planalto, inclusive questionada por varios representante de multinacionais. Que reclamavan da não flexividade da Petrobras com esse tema de exploração. Agora em nenhum país Srs (as), que se tenha reservas petrolíferas altas, em nenhum país sua exploração é aberta, posso colocar alguns exemplos. Nos EUA, é 85% esta com o Governo, na Europa alguns países chegam a 90% de tudo que é explorado em solo e mar, com controle do governo. Aqui no Brasil será assim com o atual Petrobras e com o Pré-Sal. Aqueles que criticam, acham que o Brasil teria que abrir as portas e deixar os outros fazerem o que quiserem, não será assim não. O Pré-Sal é do povo, e tem que ser utilizado para o povo. As multinacionais terão que andar bem no eixo para peghar uma rebarba da exploração.
6 opiniões
avalie fechar
Olmir Antonio de Oliveira (124) 13/10/2009 14h48
Olmir Antonio de Oliveira (124) 13/10/2009 14h48
A respeitos artigos de hoje, presidente da petro afirma viabilidade para petroleo a U$ 65. Penso se adequado economico e ou financero. deveria se estabelecer uma meta de preços para o que o Brasil pode disponibilizar para exportar, sendo um recurso finito e com estimativa de esgotamento das reservas internacionais, o tempo não é dos maiores, e de se crer que o valor do petroleo deveria ser algo parecido com o dobro ou o triplo dos valores das cotações atuais. Sendo assim o país realmente poderia constituir um fundo para quando for forçado a abandonar a atual matriz energética, baseada neste óleo. Certo é que migração não dever custar pouco e demandará muita tecnologia. 2 opiniões
avalie fechar
Vitor Lisboa (5) 10/10/2009 23h02
Vitor Lisboa (5) 10/10/2009 23h02
Caros:
A grande benficiada com o petróleo do Pré-Sal será uma empresa multinacional chamada Petrobrás. Apesar do nome levar a crer que se trata de uma empresa pertencente ao povo brasileiro, isso não é verdade. Apenas 30% da Petrobrás pertence ao governo brasileiro (ao povo). O restante pertence a investidores. Alguns grandes, outros pequenos, alguns nacionais, outros estrangeiros.
Ora, se o Sr. Lula acha que o Pré-Sal deveria ser usado para benefício do povo, já começou mal...
Não acho que os investidores que levarão 70% dos lucros, devam levar vantagem sobre o povo sofrido do Brasil. Acho que o dono do Petróleo deveria ser o Tesouro Nacional. Mas minha opinião não conta. A única opinião que vale é a do Sr. Lula...
Mais: ninguém sabe o que vai acontecer com a demanda e preço do Petróleo daqui a 10 ou 15 anos. Ninguém sabe quais serão as dificuldades e desafios de explorar comercialmente esse óleo.
Assim, faz muito sentido diluir o risco, e trazer muitas cabeças pensantes ao processo exploratório, licitando os blocos por várias empresas diferentes, e destinando um percentual do óleo ao Tesouro. Isso daria segurança e agilidade ao processo.
O que o Sr. Lula propõe é exatamente o oposto: o governo (leia-se povo) brasileiro, juntamente com a Petrobrás vai concentrar (nacionalizar) todo o risco. A Petrobrás é uma empresa de gente competente. Mas achar que sabe tudo e vai resolver tudo sozinha, é muita prepotência.
O Sr. Lula está jogando num casino com o $ do povo. E jogando mal!
20 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 07/10/2009 17h01
João Carlos Gagliardi (2328) 07/10/2009 17h01
"Petrobras não consegue perfurar pré-sal na Bahia..."
Como assim, não consegue?
Já não estão até criando uma nova estatal parasitária, para "administrar" os lucros futuros do pré-sal?
E o "Ómi", não quer até comprar aqueles caças franceses, bem mais caros que os concorrentes e que ninguém no mundo quer, para "proteger" esse petróleo?
E agora, não conseguem perfurar só porque esse oleozinho está há mais de 10 km de profundidade?
Ah! não, não pode ser...
Isso deve ser culpa da oposição e principalmente do FHC...
Não é assim que as coisas funcionam com eles?
Não deu certo?
Arrume rapidinho alguém para jogar a culpa...
74 opiniões
avalie fechar
Rogerio de Vargas Nogarol (5) 07/10/2009 17h00
Rogerio de Vargas Nogarol (5) 07/10/2009 17h00
Caro Sr. Vitor Lisboa.
Observação pertinente a sua. Uma excelente contribuição ao debate. Gostaria de acrescentar que o Estado do Espirito Santo tem assistido o Estado do Rio de Janeiro "chupar o petróleo através de um canudinho" do outro lado da divisa, ao longo de muitos e muitos anos, se apropriando de um recurso que não é dele, enriquecendo-se ilícitamente. Mas o que o ES, um estado sem representatividade e expressão pôde fazer? Nada. E assim será se alguma potencia militar dessas aí se ver sem petróleo. Por muito menos, e com desculpas não críveis, invadiram muitos países(Iraque, Malvinas e etc...) e dividiram os despojos(petróleo) entre si. Vivamos para ver.
7 opiniões
avalie fechar
Vitor Lisboa (5) 06/10/2009 18h33
Vitor Lisboa (5) 06/10/2009 18h33
Caros:
Vejo aqui alguma confusão. A jurisidição Brasileira sobre o mar consiste de:
1)Mar territorial (12 milhas náuticas)
2)ZEE - Zona Economica Exclusiva (das 12 às 200 milhas náuticas. São 370Km a contar da costa)
3)Plataforma Continental, quando esta ultrapassar a ZEE - este último pedaço pode ser explorado economicamente por qualquer país! Qualquer barco de pesca, ou plataforma de petróleo pode se instalar aqui sem pedir permissão ao Brasil.
O petróleo do pré-sal está situado na plataforma continental. Até agora, todos os furos são dentro da ZEE, alguns a 300km da costa. Entretanto, sou capaz de apostar que, se alguém furar a 371km da costa, fora da ZEE, mas sobre a plataforma continental, atingirá o mesmo petróleo. E aí a coisa vira uma corrida. É como um milk-shake com vários canudos. Quem chupar mais rápido, bebe mais. Pode até beber tudo, e não deixar nada para o outro.
E, segundo as regras internacionais, o Brasil não teria do que se queixar. Pode ser até que 99% do óleo esteja dentro da ZEE, mas não temos como reclamar se alguém fizer um furo no 1% da reserva que está fora da ZEE, e chupar 100% do óleo por aí.
E a síndrome da Ivone, da Novela das 8hs, não resolve nada. Achar que tudo se resolve na porrada, com submarino nuclear e bomba atômica é um conceito totalmente anacrônico. A comunidade internacional nunca aceitaria que um barco ou plataforma fora da ZEE fosse molestado ou intimidado militarmente.
17 opiniões
avalie fechar
Edzel Maia Coelho (2) 05/10/2009 19h32
Edzel Maia Coelho (2) 05/10/2009 19h32
Excelentíssimos Senhores Senadores,
Venho acompanhando os trabalhos do Senado Federal com certa freqüência, pelo que pretendo fazer algumas observações que refuto pertinentes à matérias que vêm sendo tratadas por essa casa.
A primeira é relativo ao assunto tratado na Audiência Pública para debater o Marco Regulatório do Pré-Sal.
Foi muito elucidativa a participação do Senhor Guilherme Estrela - Geólogo pertencente aos quadros da PETROBRAS, se não me engano, acredito que a linha de desenvolvimento das discussões propostas pelo Senado da República tem servido para informar a população, de forma inequívoca, sobre a matéria em questão, porém, é necessário que façamos algumas observações, quais sejam:
a) É necessário sim que haja alteração na legislação vigente em relação à regulamentação do sistema de concessão praticado pelo país no momento, tendo em vista o fato relevante que é a descoberta das reservas do Pré-Sal e a necessidade de garantirmos a soberania e propriedade dessa riqueza.
b) Não é necessária e nem adequada a criação de uma nova empresa, com a função exclusiva de gerir tais recursos, ou seja, a tão falada PETROSAL. Não há empresa que esteja mais capacitada para gerir tais riquezas do que a PETROBRAS, logo, essa PETROSAL servirá acima de tudo para, criar inúmeros cagos de remuneração elevada, que servirá como moeda de barganha política utilizada pelo(s) Governo(s).
A máquina pública já possui número exacerbado de funcionários, que em geral não são
9 opiniões
avalie fechar
J. R. (1266) 04/10/2009 10h05
J. R. (1266) 04/10/2009 10h05
Jano Arantes 02/10/2009 21h52 - Tem razão no que diz respeito a cobiça, para se ter uma idéia o Brasil reivindica a plataforma continental de 300 milhas na ONU, e os USA só reconhecem a distância de um "tiro de canhão", da época das caravelas. Assim sendo temos que ter submarino nuclear e até bomba mesmo, agora o maior perigo são os "vendilhões" da pátria, esses são a maior arma do inimigo, pois tomam legalmente os recursos usando a "democracia" do país. Honestamente, creio que a solução do Brasil é simples e todo mundo sabe, está na educação, que deve ser nossa próxima revolução, ou seja; o direito do povo ser menos ignorante tem que ser conquistado, para o bem de todos. 14 opiniões
avalie fechar
Jano Arantes (1) 02/10/2009 21h52
Jano Arantes (1) 02/10/2009 21h52
O pré sal não situa-se exatamente dentro do território brasileiro, e sim na FAIXA LITORÂNEA, o que leva a crer que, se por algum motivo algum desvencilho venha a acontecer ou até mesmo uma tomada drásticada de tal ponto, o Brasil não estaria em seu auge para impedi-lo. A divulgação escandalosa da autosuficiência em petróleo leva aos "vizinhos" a cobiçarem "nossas terras", afinal a grama do vizinho sempre é mais verde, e, a diferença, é que nossos vizinhos têem a grama verde boa, e também têem um arsenal dentro de casa. O maior motivo da guerra no Afeganistão foi o tão cobiçado petróleo, maior fonte econômica mundial, o que leva a crer que, não possa ocorrê-lo aqui? Se afinal foram invadidas as fronteiras afegãs por tal motivos, o que custaria invadir o "litoral brasileiro?". O Brasil é o país do futuro, mais o brasileiro é burro! 12 opiniões
avalie fechar
Glória Araújo (59) 27/09/2009 22h01
Glória Araújo (59) 27/09/2009 22h01
Importante o pre sal ,assunto favorito e pode ser o carro chefe da campanha eleitoral de 2010. MAS ANTES PENSEM BEM SOBRE AS AÇÕES DO MS E GOVERNO EM RELAÇÃO A PANDEMIA DO H1N1.
O PRE SAL É IMPORTANTE NA MEDIDA DA SAUDE E DA EDUCAÇÃO DO BRASILEIRO. DINHEIRO !!! COM PRE SAL AINDA NÃO É PARA AGORA, MAS, VITIMAS PELO H1N! tem e vai ter se não tiver providencias urgentes por parte do governo. TEM QUE TER PROVISÃO A TEMPO DE ANTIVIRAIS E VACINAS. TODOS OS PAISES ESTÃO PREOCUPADOS,E, DESENVOLVENDO PROGRAMAS COM PRIORIDADE E URGENCIA.
16 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (148) 26/09/2009 07h51
Sudeste/ sudestino (148) 26/09/2009 07h51
O pré-sal está na plataforma continental, portanto é propriedade da União e os seus ganhos deverão ser distribuídos para todo povo brasileiros igualmente. 23 opiniões
avalie fechar
carlos aranha (2) 25/09/2009 20h09
carlos aranha (2) 25/09/2009 20h09
Os achados da camada do pré-sal só são possíveis graças a uma tecnologia desenvolvida sobretudo no período designado de ditadura militar. O Governo assume antecipadamente os louros, sem atribuir os fatos a quem de direito. Tudo em prol das eleições. Bela democracia a nossa que nos são oferecidos sempre os mesmos candidatos que se alternam nas cúpulas do Executivo. E o Legislativo(?), subjulgado por aquele. Para completar: os corruptos não são punidos (o povo que se "lixe"), o MST é subsidiado pelo governo, e o vale-pobreza é nosso atual voto-do-cabresto. Só me resta a alegria de demonstra minha irresignação (ou a devo engolir?). 28 opiniões
avalie fechar
silvio cavalcante (3) 25/09/2009 20h05
silvio cavalcante (3) 25/09/2009 20h05
fora psdb...BANDO DE INVEJOSOS nunca fizeram nada por esse, a não ser pelo plano real...mas tambem estatizaram muito das nossas empresas a preço de banana,e olha que eu nao sou petista mas voto no cara se poder outra vez! 7 opiniões
avalie fechar
carlos aranha (2) 25/09/2009 19h47
carlos aranha (2) 25/09/2009 19h47
Os achados no campos do pré-sal só são possíveis às tecnologias desenvolvidas sobretudo na chamada ditadura militar. O Governo colhe antecipadamente os louros, sem falsa modéstia, deixando de atribuir os fatos a quem de direito. E os incautos ficam com a falsa ideia de que sem ele nada se realizaria. E dá-lhe mais imposto em todos nós! Bela democracia a nossa, à qual os corruptos não são punidos e nada acontece (o povo que se "lixe"), com os mesmos candidatos de sempre se revezando no poder. E pasmem: o povo vota neles! E dá-lhe aprovação automática nas escolas, o MST e o vale-pobreza, este espécie moderna do antigo voto do cabresto... Bom, segue o consolo de que pelo menos posso demonstrar minha irresignação (ou a devo engolir, sozinho?). 2 opiniões
avalie fechar
Edson Oliveira (3) 25/09/2009 19h33
Edson Oliveira (3) 25/09/2009 19h33
Sem ufanismo político, o esforço dos brilhantes técnicos da Petrobras independem da sua preferencia partidaria. Endeusar o bom governo Lula (bons em alguns aspectos e problematicos em outros), e crucificar o governo de Itamar Franco e FHC remete a falsa conclusão de nunca nada foi feito durante do governo do PSDB. Talvez desconheçam que os estudos geológicos e as técnicas de exploração do pré-sal atravessaram décadas. Inclusive no governo do PSDB. Inclusive no governo do PT. A Petrobras conseguiu atingir estes feitos através do esforço técnico, e muito capital, principalmente de centenhas de milhares de brasileiros acionistas. Pensem mais na capacidade das pessoas, e menos nos grupelhos políticos. 2 opiniões
avalie fechar
André Aguiar (2) 25/09/2009 17h31
André Aguiar (2) 25/09/2009 17h31
Eu acredito que muitas coisas que estão se discutindo no momento deveriam ser deixadas para o futuro, por duas razões:
1 - Porque a classe política ainda não tem a maturidade necessaria para estar discutindo determinadas regras para o futuro, visto que estamos em um processo eleitoreiro e isso com certeza irá comprometer os acordos.
2 - Não devemos repetir o acontecido com o México, que não salvaguardou suas reservas apropriadamente, assim devemos ser prudentes na extração dos recursos para não comprometer riquezas parra as gerações futuras.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1179)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página