Publicidade
Publicidade
14/12/2005
-
11h56
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
O gigante varejista norte-americano Wal-Mart oficializou hoje a compra da rede de supermercados do grupo português Sonae no Brasil por 635 milhões de euros (R$ 1,729 bilhão). Com esse passo, o faturamento do Wal-Mart no país quase dobrará de tamanho.
Segundo previsões dos analistas do mercado, o faturamento líquido do Wal-Mart deverá alcançar R$ 10 bilhões em 2005. No ano passado, o faturamento bruto do Wal-Mart totalizou R$ 6,10 bilhões, e o do Sonae, R$ 4,33 bilhões, de acordo com ranking elaborado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
O Wal-Mart permanecerá em terceiro lugar no ranking de faturamento do setor supermercadista. Mas a aquisição do Sonae permitirá ao varejista norte-americano encostar no Carrefour, atual segundo colocado. Para 2005, o Carrefour espera atingir um faturamento líquido de R$ 12,5 bilhões a R$ 13 bilhões.
O primeiro lugar do ranking de faturamento é a CBD (Companhia Brasileira de Distribuição), dona das bandeiras Pão de Açúcar, Extra, Extra Eletro, Comprebem e Sendas, que no acumulado de janeiro a setembro registrou um faturamento líquido de R$ 9,64 bilhões --7,5% maior do que o registrado em igual período do ano passado.
Mesmo sem mudar de posição no ranking, o Wal-Mart tem sinalizado que possui planos agressivos de expansão no país e que pretende no médio prazo ultrapassar o Carrefour. Exemplo disso ocorreu em 2004, quando o Wal-Mart comprou por US$ 300 milhões os supermercados do Bompreço. Com essa aquisição, o Wal-Mart conseguiu a liderança de vendas na região Nordeste do país. A compra do Sonae dará agora ao Wal-Mart a liderança na região Sul do país.
Lojas
O Wal-Mart também permanecerá em terceiro lugar no número de lojas no país. Antes da aquisição do Sonae, o varejista norte-americano possuía cerca de 160 lojas no país. Com a incorporação do Sonae, o número de lojas subirá para 295.
Até setembro, a CBD contava com 555 pontos de venda no país: 185 supermercados Pão de Açúcar, 75 hipermercados Extra, 179 lojas da bandeira Comprebem, 50 Extra Eletro e 66 unidades da bandeira Sendas.
O grupo Carrefour informou que possui 403 lojas no país: 100 da bandeira Carrefour, 74 da bandeira Champion e 229% da rede popular Dia%.
Leia mais
Erramos: Wal-Mart vai dobrar de tamanho e encostar no faturamento do Carrefour
Veja um raio-x da rede Sonae no Brasil
Especial
Leia o que já foi publicado sobre Wal-Mart
Leia o que já foi publicado sobre Sonae
Wal-Mart quase dobra de tamanho e encosta no Carrefour em ranking
Publicidade
da Folha Online
O gigante varejista norte-americano Wal-Mart oficializou hoje a compra da rede de supermercados do grupo português Sonae no Brasil por 635 milhões de euros (R$ 1,729 bilhão). Com esse passo, o faturamento do Wal-Mart no país quase dobrará de tamanho.
Segundo previsões dos analistas do mercado, o faturamento líquido do Wal-Mart deverá alcançar R$ 10 bilhões em 2005. No ano passado, o faturamento bruto do Wal-Mart totalizou R$ 6,10 bilhões, e o do Sonae, R$ 4,33 bilhões, de acordo com ranking elaborado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
O Wal-Mart permanecerá em terceiro lugar no ranking de faturamento do setor supermercadista. Mas a aquisição do Sonae permitirá ao varejista norte-americano encostar no Carrefour, atual segundo colocado. Para 2005, o Carrefour espera atingir um faturamento líquido de R$ 12,5 bilhões a R$ 13 bilhões.
O primeiro lugar do ranking de faturamento é a CBD (Companhia Brasileira de Distribuição), dona das bandeiras Pão de Açúcar, Extra, Extra Eletro, Comprebem e Sendas, que no acumulado de janeiro a setembro registrou um faturamento líquido de R$ 9,64 bilhões --7,5% maior do que o registrado em igual período do ano passado.
Mesmo sem mudar de posição no ranking, o Wal-Mart tem sinalizado que possui planos agressivos de expansão no país e que pretende no médio prazo ultrapassar o Carrefour. Exemplo disso ocorreu em 2004, quando o Wal-Mart comprou por US$ 300 milhões os supermercados do Bompreço. Com essa aquisição, o Wal-Mart conseguiu a liderança de vendas na região Nordeste do país. A compra do Sonae dará agora ao Wal-Mart a liderança na região Sul do país.
Lojas
O Wal-Mart também permanecerá em terceiro lugar no número de lojas no país. Antes da aquisição do Sonae, o varejista norte-americano possuía cerca de 160 lojas no país. Com a incorporação do Sonae, o número de lojas subirá para 295.
Até setembro, a CBD contava com 555 pontos de venda no país: 185 supermercados Pão de Açúcar, 75 hipermercados Extra, 179 lojas da bandeira Comprebem, 50 Extra Eletro e 66 unidades da bandeira Sendas.
O grupo Carrefour informou que possui 403 lojas no país: 100 da bandeira Carrefour, 74 da bandeira Champion e 229% da rede popular Dia%.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice