Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2005 - 09h11

InBev anuncia reestruturação e brasileiro será novo chefe-executivo

Publicidade

da Folha Online

A InBev, maior cervejaria do mundo em volume de produção e segunda maior em faturamento, anunciou hoje mudanças em sua diretoria que incluem a nomeação do brasileiro Carlos Brito como novo chefe-executivo (CEO).

Brito, que comandava as operações da empresa na América do Norte, vai a partir de hoje ocupar o principal cargo executivo da InBev, substituindo o americano John Brock, que, segundo comunicado oficial, tinha um contrato de três anos que expirou.

Reuters
Carlos Brito, novo CEO da InBev
Segundo o jornal econômico belga "L'Echo", no entanto, Brock estava desgastado dentro da empresa por dois motivos: sua "timidez" no processo de aproximação e fusão da belga Interbrew com a brasileira AmBev, que resultou na criação da InBev, e as centenas de demissões promovidas nos últimos meses, que desagradaram especialmente os acionistas belgas.

O jornal também informou que Brito não era uma solução de consenso dentro do conselho da InBev, mas sua nomeação era defendida por Marcel Telles, que há anos é um dos homens mais poderosos dentro da AmBev.

Em nota, Carlos Brito afirmou que está "muito orgulhoso" pela nomeação e prometeu transformar a "maior cervejaria do mundo na melhor".

O conselho de administração da InBev também decidiu que seu atual presidente, Pierre Jean Everaert, deixará o cargo após seis anos e passará a ser presidente honorário a partir de maio de 2006. Ele será substituído por Peter Harf, um membro independente do conselho desde 2002.

Em sua mensagem de despedida, Everaert lembrou que entrou para o conselho da Intrebrew em 1997, quando a empresa era apenas a 17ª maior cervejaria do mundo. "Hoje a InBev é a maior cervejaria em volume e está no caminho de se tornar a melhor."

Ele também elogiou o brasileiro. "Estou satisfeito de ter Carlos Brito para liderar a companhia nos próximos anos. (...) Brito representa a cultura e os valores da InBev."

Outra mudança na empresa foi a saída de Stewart Gilliland do comando das operações no Leste Europeu para a entrada de Stéfan Descheemaeker.

Brito também continuará a trabalhar no chamado comitê de convergência, que reúne os principais executivos da empresa. Também participam o brasileiro Marcel Telles e os executivos Peter Harf e Stéfan Descheemaeker.

Leia mais
  • Carlos Brito teve carreira meteórica na AmBev; veja perfil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a InBev
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página