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30/01/2006
-
16h04
da Folha Online
A Fiat, maior conglomerado industrial da Itália, registrou um lucro de 38 milhões de euros (R$ 102 milhões) no quarto trimestre do ano passado, contra um prejuízo de 550 milhões (R$ 1,480 bilhão) no mesmo período de 2004.
Apenas a unidade de veículos leves, a Fiat Auto, teve lucro de 21 milhões de euros (R$ 57 milhões) no quarto trimestre, o que representou o primeiro resultado positivo após 17 trimestres seguidos de perdas.
Em todo o ano passado, a empresa teve um lucro líquido de 1,3 bilhão de euros (R$ 3,5 bilhões) e fechou o primeiro ano no azul desde 2000.
O resultado, no entanto, foi positivamente influenciado pelo fim da parceria com a General Motors --a empresa americana pagou uma multa de 1,5 bilhão de euros para encerrar a aliança-- e a venda de ativos não-estratégicos.
Além disso, a Fiat passou por um profundo processo de reestruturação, demitiu cerca de metade de sua força de trabalho na Itália e reduziu custos em mais de 500 milhões de euros.
Mais enxuta, a empresa agora espera revitalizar sua linha de produtos, lançar 20 novos modelos de veículos nos próximos três anos e investir 10 bilhões de euros.
A situação da Fiat é oposta à das maiores montadoras americanas, que enfrentam grave crise financeira. GM e Ford já confirmaram a demissão de cerca de 60 mil funcionários para reverter perdas e tentar evitar a queda da competitividade frente às montadoras asiáticas. Somente a GM teve um prejuízo de US$ 8,6 bilhões em 2005.
Com agências internacionais
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Apenas a unidade de veículos leves, a Fiat Auto, teve lucro de 21 milhões de euros (R$ 57 milhões) no quarto trimestre, o que representou o primeiro resultado positivo após 17 trimestres seguidos de perdas.
Em todo o ano passado, a empresa teve um lucro líquido de 1,3 bilhão de euros (R$ 3,5 bilhões) e fechou o primeiro ano no azul desde 2000.
O resultado, no entanto, foi positivamente influenciado pelo fim da parceria com a General Motors --a empresa americana pagou uma multa de 1,5 bilhão de euros para encerrar a aliança-- e a venda de ativos não-estratégicos.
Além disso, a Fiat passou por um profundo processo de reestruturação, demitiu cerca de metade de sua força de trabalho na Itália e reduziu custos em mais de 500 milhões de euros.
Mais enxuta, a empresa agora espera revitalizar sua linha de produtos, lançar 20 novos modelos de veículos nos próximos três anos e investir 10 bilhões de euros.
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