Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2006 - 19h36

Globo oferece Copa em TV digital para Ministério das Comunicações, Câmara e Senado

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Enquanto o governo não decide qual será o padrão tecnológico da TV digital, apenas alguns poucos brasileiros poderão assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo com qualidade digital em alta definição. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, é um deles.

Por uma cortesia da TV Globo, que detém os direitos de transmissão dos jogos da Copa no Brasil, foi instalada ao lado do Ministério das Comunicações nesta semana uma potente antena parabólica para a recepção do sinal digital direto da Alemanha.

Também serão instalados telões na Câmara e no Senado, em locais de circulação do público, além do STF (Supremo Tribunal Federal), TST (Tribunal Superior do Trabalho) e no Ministério de Ciência e Tecnologia.

No Ministério das Comunicações, a demonstração estava programada para o gabinete do ministro. No fim da tarde de hoje, no entanto, a assessoria informou que a transmissão ocorrerá no auditório do ministério, e que o público terá acesso ao local.

Ainda segundo a assessoria do ministério, a demonstração 'é um oferecimento sem custo para o ministério'.

A emissora informou que o projeto de demonstração também está sendo feito em outras capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife, além de Brasília. Estão sendo instalados telões e TVs em locais de grande circulação como shoppings e teatros que funcionarão durante os jogos da seleção brasileira.

Esse tipo de demonstração, de acordo com a Rede Globo, será possível porque pela primeira vez a Copa do Mundo será gravada em alta definição, possibilitando um ganho de qualidade na imagem.

A transmissão ainda não é a do Sistema Brasileiro de TV Digital que o governo deverá fechar com os japoneses no fim deste mês. A tecnologia será diferente do modelo que será adotado no país quando o governo escolher o padrão tecnológico que será adotado no Brasil, já que a transmissão da Copa nessas demonstrações será via satélite, e o Sistema Brasileiro de TV Digital será via terrestre.

Após os jogos da Copa, a antena e as TVs (não se sabe quantas ainda) serão retiradas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a TV digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página