Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2006 - 14h49

PF e Receita fazem operação contra evasão de US$ 90 mi em Roraima

Publicidade

da Folha Online

Força-tarefa federal cumpre hoje 16 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão em Roraima contra suspeitos de movimentação ilegal de US$ 90 milhões entre evasão de divisas e sonegação fiscal.

Os principais alvos da operação --que reúne 30 servidores da Receita Federal, 90 policiais federais e membros do Ministério Público Federal-- são um conhecido empresário estrangeiro e um grande doleiro que atuam em Roraima.

Esse empresário, ainda não-identificado, tem adquirido, por meio de suas empresas, grandes propriedades rurais com a utilização de recursos supostamente ilegais provenientes do exterior.

As investigações tiveram início com base em inquérito da Polícia Federal para apuração de crime de lavagem de dinheiro relacionado ao empresário. Dentro desse inquérito, mais de cem empresas e pessoas físicas já tiveram o sigilo fiscal quebrado pela Justiça Federal de Boa Vista.

A investigação também está relacionada com utilizações irregulares de contas CC5 (de não-residentes no país), cujos levantamentos detectaram expressivas movimentações financeiras no Brasil e em banco da cidade de Nova York (EUA).

Algumas contas nesse banco tinham a indicação de serem de titularidade de empresas off-shore, sediadas em paraísos fiscais, e movimentadas por brasileiros ou seus procuradores que, na verdade, figuram como os reais titulares dessas subcontas, servindo apenas para dissimulação dos crimes praticados.

A atual fase do trabalho consiste na tentativa de identificação e responsabilização dos "clientes" (mandantes e reais beneficiários) e do levantamento dos tributos sonegados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre evasão de divisas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página