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18/09/2006
-
16h43
KAREN CAMACHO
da Folha Online
A matriz da Volkswagen, na Alemanha, aprovou o acordo firmado entre a montadora no Brasil e os funcionários da fábrica da Anchieta (ABC) na última quinta-feira (14). Com isso, ficam garantidos os investimentos na planta e a produção de dois novos modelos a partir de 2008 e 2009.
Segundo a empresa, o acordo vai proporcionar reduções de custo e aumento dos níveis de produtividade. A unidade informou que "a matriz do Grupo Volkswagen recebeu de forma extremamente positiva" o acordo e "confirmou os investimentos na fábrica a partir de 2007". Entre os investimentos está a montagem de dois novos modelos, além da modernização das linhas de produção e atualização das tecnologias de engenharia e manufatura automotiva.
Os novos modelos são a principal contrapartida no acordo fechado na semana passada, que prevê o corte de até 3.600 funcionários da unidade, que tem hoje 12.400, até 2008. Com a redução de custos, a empresa garante que vai manter a unidade aberta.
"Essa medida vai dar nova vida à fábrica, garantir a produção e os empregos em São Bernardo", disse José Lopez Feijóo, presidente do sindicato. A previsão é que o acordo seja assinado nesta semana.
"A aprovação do acordo, reflexo de uma decisão responsável dos empregados e dos representantes sindicais, ofereceu à direção da Volkswagen do Brasil as condições necessárias para viabilizar as operações futuras de sua mais tradicional fábrica no País", disse Hans-Christian Maergner, presidente da empresa.
Segundo a empresa, "a solução negociada envolvendo adequação de pessoal até o final de 2008, plano médico, banco de horas e participação nos resultados projetam um futuro de desenvolvimento sustentável para a unidade Anchieta."
O acordo para a demissão tem dois pontos principais. O primeiro é a concessão de um pacote de incentivos para a demissão voluntária, que varia de 1,4 a 0,3 salário adicional por ano trabalhado, conforme a data de adesão. O plano será feito em 11 etapas, e o prazo para adesões começa no dia 25 deste mês. As demais etapas acontecem até dezembro de 2008.
O segundo ponto-chave é a promessa de que na fábrica de São Bernardo serão fabricados dois novos modelos até 2009.
Apesar de ter informado aos trabalhadores que o Fox Europa deixará de ser produzido no ABC em julho de 2007, a unidade passará a produzir uma picape e também um novo carro que ainda está em projeto e cujo nome provisório é NF. A empresa não confirma os modelos.
Atualmente a fábrica produz 940 veículos por dia dos modelos Gol, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi e do Fox exportado para a Europa. Com os novos veículos, e sem o Fox, a unidade deverá produzir entre 700 e 800 carros por dia.
Acordo
Até 31 de janeiro a montadora espera alcançar a adesão de 1.300 funcionários para o plano de demissão voluntária, além dos 500 funcionários afastados para cursos de formação.
Os funcionários que ficarem na empresa também perderão benefícios, mas menos do que a empresa previa inicialmente. O desconto no salário para o pagamento do plano de saúde, que subiria de 1% para 3% pela proposta inicial da Volks, agora vai ser de 2%.
Além disso, a empresa, que queria cortar em 35% os salários dos novos funcionários, se comprometeu a rever esse percentual. Ainda não há um acordo sobre o novo índice.
Para atingir o ápice da carreira, o número de horas a serem trabalhadas sobe de 73 para 104 meses.
Não haverá horas extras gratuitas no caso de retrabalho (quando há falha de qualidade na produção).
A primeira parcela do 13º salário será antecipada em 2007 e 2008 para a sexta-feira que antecede o Carnaval.
Também foram fixados os valores da PLR (participação nos lucros e resultados) para 2006 (R$ 4.900 em caso de produção entre 180 mil a 230 mil carros), 2007 (R$ 5.300 para produção de 160 mil a 180 mil carros) e 2008 (R$ 5.300 para produção de 135 mil a 146 mil carros).
Outras fábricas
A Volks também planeja demitir 900 dos atuais 3.600 trabalhadores da fábrica em São José dos Pinhais (PR).
Em Taubaté, o acordo feito há cerca de dois meses prevê a saída de 700 operários até 2008, com incentivo de 0,6 salário extra por ano de serviço. Desse total, 160 já foram desligados e outros 140 devem ser cortados ainda neste ano.
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da Folha Online
A matriz da Volkswagen, na Alemanha, aprovou o acordo firmado entre a montadora no Brasil e os funcionários da fábrica da Anchieta (ABC) na última quinta-feira (14). Com isso, ficam garantidos os investimentos na planta e a produção de dois novos modelos a partir de 2008 e 2009.
Segundo a empresa, o acordo vai proporcionar reduções de custo e aumento dos níveis de produtividade. A unidade informou que "a matriz do Grupo Volkswagen recebeu de forma extremamente positiva" o acordo e "confirmou os investimentos na fábrica a partir de 2007". Entre os investimentos está a montagem de dois novos modelos, além da modernização das linhas de produção e atualização das tecnologias de engenharia e manufatura automotiva.
Os novos modelos são a principal contrapartida no acordo fechado na semana passada, que prevê o corte de até 3.600 funcionários da unidade, que tem hoje 12.400, até 2008. Com a redução de custos, a empresa garante que vai manter a unidade aberta.
"Essa medida vai dar nova vida à fábrica, garantir a produção e os empregos em São Bernardo", disse José Lopez Feijóo, presidente do sindicato. A previsão é que o acordo seja assinado nesta semana.
"A aprovação do acordo, reflexo de uma decisão responsável dos empregados e dos representantes sindicais, ofereceu à direção da Volkswagen do Brasil as condições necessárias para viabilizar as operações futuras de sua mais tradicional fábrica no País", disse Hans-Christian Maergner, presidente da empresa.
Segundo a empresa, "a solução negociada envolvendo adequação de pessoal até o final de 2008, plano médico, banco de horas e participação nos resultados projetam um futuro de desenvolvimento sustentável para a unidade Anchieta."
O acordo para a demissão tem dois pontos principais. O primeiro é a concessão de um pacote de incentivos para a demissão voluntária, que varia de 1,4 a 0,3 salário adicional por ano trabalhado, conforme a data de adesão. O plano será feito em 11 etapas, e o prazo para adesões começa no dia 25 deste mês. As demais etapas acontecem até dezembro de 2008.
O segundo ponto-chave é a promessa de que na fábrica de São Bernardo serão fabricados dois novos modelos até 2009.
Apesar de ter informado aos trabalhadores que o Fox Europa deixará de ser produzido no ABC em julho de 2007, a unidade passará a produzir uma picape e também um novo carro que ainda está em projeto e cujo nome provisório é NF. A empresa não confirma os modelos.
Atualmente a fábrica produz 940 veículos por dia dos modelos Gol, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi e do Fox exportado para a Europa. Com os novos veículos, e sem o Fox, a unidade deverá produzir entre 700 e 800 carros por dia.
Acordo
Até 31 de janeiro a montadora espera alcançar a adesão de 1.300 funcionários para o plano de demissão voluntária, além dos 500 funcionários afastados para cursos de formação.
Os funcionários que ficarem na empresa também perderão benefícios, mas menos do que a empresa previa inicialmente. O desconto no salário para o pagamento do plano de saúde, que subiria de 1% para 3% pela proposta inicial da Volks, agora vai ser de 2%.
Além disso, a empresa, que queria cortar em 35% os salários dos novos funcionários, se comprometeu a rever esse percentual. Ainda não há um acordo sobre o novo índice.
Para atingir o ápice da carreira, o número de horas a serem trabalhadas sobe de 73 para 104 meses.
Não haverá horas extras gratuitas no caso de retrabalho (quando há falha de qualidade na produção).
A primeira parcela do 13º salário será antecipada em 2007 e 2008 para a sexta-feira que antecede o Carnaval.
Também foram fixados os valores da PLR (participação nos lucros e resultados) para 2006 (R$ 4.900 em caso de produção entre 180 mil a 230 mil carros), 2007 (R$ 5.300 para produção de 160 mil a 180 mil carros) e 2008 (R$ 5.300 para produção de 135 mil a 146 mil carros).
Outras fábricas
A Volks também planeja demitir 900 dos atuais 3.600 trabalhadores da fábrica em São José dos Pinhais (PR).
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