Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2006 - 10h47

Fabricante de alumínio Alcoa vai demitir 6.700 funcionários

Publicidade

da Folha Online

A fabricante americana de alumínio Alcoa informou hoje que vai demitir 6.700 funcionários em um programa de reestruturação que visa aumentar a lucratividade da empresa. As demissões representam cerca de 5% dos 129 mil funcionários que a Alcoa têm em 44 países.

A empresa também anunciou que vai formar uma joint-venture que vai englobar seus negócios de ligas leves com a Sapa Group, empresa que pertence ao grupo norueguês Orkla.

A Sapa emprega cerca de 6.000 funcionários em 18 unidades de ligas leves espalhadas por 12 países.

Essa divisão da Alcoa tem cerca de 6.400 funcionários e 22 fábricas em oito países. Três fábricas não serão incluídas na joint-venture --uma em Ohio, outra na Georgia e a última na Flórida-- e serão vendidas.

O fechamento das fábricas e a formação da joint-venture deve levar a uma redução de custos de US$ 125 milhões por ano, segundo a própria empresa.

Demissões

Cerca de 4.800 empregos vão ser eliminados nos negócios da Alcoa ligados à produção de autopeças. Operações deverão ser eliminadas em fábricas de Portugal, Estados Unidos e México.

Além disso, também poderão ser cortados 320 empregos na unidade de Swansea (Reino Unido). Os empregados já foram avisados ontem sobre essa possibilidade.

Nos negócios de liga leve, cerca de 370 vagas serão eliminadas nos Estados Unidos e na Europa. Já a divisão de embalagens deverá cortar 470 funcionários e a de alumínio, 330.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Alcoa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página