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02/02/2007
-
13h24
ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília
A PSA Peugeot Citroën irá exportar para a França motoros bicombustível fabricados pela companhia em Porto Real (RJ). Eles serão instalados no Peugeot 307 e Citröen C4 que circularão no país a partir do segundo semestre com o combustível E85, que é composto de 85% de álcool e 15% de gasolina.
Será a primeira vez que uma montadora instalada no Brasil exporta motores bicombustível para a Europa. Ainda não há uma projeção sobre o volume a ser comercializado.
O grupo francês já exporta esses motores para a fábrica na Argentina, que exporta alguns modelos para o Brasil.
Além disso, o Brasil tenta exportar para a França o etanol, já que a partir desse ano o país francês passará obrigatoriamente a adicionar 2% de álcool na gasolina. "Não sei se eles vão comprar, mas vão ter essa necessidade", disse Mario Mugnaini, secretário da Camex (Câmara de Comércio Exterior).
De acordo com ele, a França tem interesse em investir na área energética no Brasil (hidrelétricas, termelétricas e linhas de transmissão).
Hoje, ele se encontrou com a ministra francesa do Comércio Exterior, Christine Lagarde, que à tarde tem reuniões com os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Silas Rondeau (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Civil).
No entanto, por enquanto, apenas dois acordos foram fechados. Um nas áreas de micro e nanotecnologia na Zona Franca de Manaus e outro para a promoção do comércio exterior entre os dois países.
Em 2009, o governo brasileiro deverá realizar um evento cultural e comercial equivalente ao "Ano do Brasil na França", realizado em 2005 em Paris.
O Brasil importou no ano passado US$ 2,836 bilhões em produtos franceses. Já as vendas de itens brasileiros somaram US$ 2,662 bilhões.
Segundo Mugnaini, a França registra um valor maior de produtos de origem brasileira. Isso porque parte das exportações provenientes do Brasil entram pelos portos de Roterdã (Holanda) e Antuérpia (Bélgica). Essa parcela das vendas é registrada pelo Ministério do Desenvolvimento como exportações para os Países Baixos.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre veículos bicombustíveis
Brasil vai exportar motor bicombustível para Europa
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da Folha Online, em Brasília
A PSA Peugeot Citroën irá exportar para a França motoros bicombustível fabricados pela companhia em Porto Real (RJ). Eles serão instalados no Peugeot 307 e Citröen C4 que circularão no país a partir do segundo semestre com o combustível E85, que é composto de 85% de álcool e 15% de gasolina.
Será a primeira vez que uma montadora instalada no Brasil exporta motores bicombustível para a Europa. Ainda não há uma projeção sobre o volume a ser comercializado.
O grupo francês já exporta esses motores para a fábrica na Argentina, que exporta alguns modelos para o Brasil.
Além disso, o Brasil tenta exportar para a França o etanol, já que a partir desse ano o país francês passará obrigatoriamente a adicionar 2% de álcool na gasolina. "Não sei se eles vão comprar, mas vão ter essa necessidade", disse Mario Mugnaini, secretário da Camex (Câmara de Comércio Exterior).
De acordo com ele, a França tem interesse em investir na área energética no Brasil (hidrelétricas, termelétricas e linhas de transmissão).
Hoje, ele se encontrou com a ministra francesa do Comércio Exterior, Christine Lagarde, que à tarde tem reuniões com os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Silas Rondeau (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Civil).
No entanto, por enquanto, apenas dois acordos foram fechados. Um nas áreas de micro e nanotecnologia na Zona Franca de Manaus e outro para a promoção do comércio exterior entre os dois países.
Em 2009, o governo brasileiro deverá realizar um evento cultural e comercial equivalente ao "Ano do Brasil na França", realizado em 2005 em Paris.
O Brasil importou no ano passado US$ 2,836 bilhões em produtos franceses. Já as vendas de itens brasileiros somaram US$ 2,662 bilhões.
Segundo Mugnaini, a França registra um valor maior de produtos de origem brasileira. Isso porque parte das exportações provenientes do Brasil entram pelos portos de Roterdã (Holanda) e Antuérpia (Bélgica). Essa parcela das vendas é registrada pelo Ministério do Desenvolvimento como exportações para os Países Baixos.
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