Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2007 - 09h40

Secretário dos EUA diz que país pode criar reserva de combustível

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O secretário de Energia dos EUA, Samuel Bodman, afirmou que o governo do país estuda a criação de reservas de etanol. "Há uma série de coisas que nós estamos pensando."

O presidente George W. Bush anunciou em janeiro que o país deveria reduzir em 20% o consumo de gasolina até 2017. Para isso, uma das saídas é o maior uso de combustíveis alternativos, como o etanol.

A proposta de Bodman surge no momento em que o governo dos EUA também discute dobrar a capacidade de suas reservas de petróleo nos próximos 20 anos, de 727 milhões de barris para 1,5 bilhão de barris.

No entanto a proposta do secretário não foi muito bem recebida pelos representantes do setor de etanol dos EUA, que consideram que o país não precisa de reservas. "Não consigo imaginá-los fazendo isso [criação de reservas de etanol] no curto prazo", disse ao "Wall Street Journal" Samantha Slater, da Associação de Combustíveis Renováveis. "Estamos usando cada gota."

Para ela, a criação de reserva de etanol seria desnecessária, já que "geralmente isso significaria que temos algum [combustível] para colocar lá".

Na opinião de Slater, a formação de estoques do combustível alternativo pelos EUA não seria "efetiva" neste momento.

A adoção de reservas de etanol pelos EUA pode ser bom para o Brasil. Os dois países são os maiores produtores mundiais do combustível e a formação de reservas significa que os EUA terão de ter excedente -por aumento da produção ou por meio de importações.

Sem a importação de etanol, analistas consideram que os EUA não conseguirão cumprir a meta anunciada por Bush, de aumentar o consumo de combustíveis alternativos, como o etanol, para 7,5 bilhões de galões em 2012 e para 35 bilhões de galões em 2017. Os americanos consomem atualmente cerca de 5 bilhões de galões de etanol por ano.


Leia mais
  • Brasil precisa de cem novas usinas de etanol até 2010
  • EUA querem parceria "nova e forte" com Brasil sobre etanol
  • Com mudanças no IR, mais declarações devem ficar na malha fina
  • Fabricante de TV quer aumento de preços de até 5%
  • Nova geração de DVD começa a chegar ao Brasil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre produção de etanol
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página