Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2007 - 12h39

China prevê crescimento do PIB em 10,8% no segundo trimestre

Publicidade

da Efe, em Pequim

Um relatório publicado nesta segunda-feira pelo Centro de Informação do Estado da China, prevê que o PIB (Produto Interno Bruto) do país aumentará 10,8 % no segundo trimestre de 2007, contra os 11,1% registrados nos três primeiros meses do ano.

Isso permitirá uma moderação no crescimento descontrolado deste ano, informa o relatório publicado no jornal "China Securities Journal" e outros veículos especializados.

O índice de preços ao consumidor deve subir mais rápido no segundo trimestre do que no primeiro --3% contra 2,7% nos primeiros três meses--, situando a média semestral em 2,9%.

"A renda dos chineses continua aumentando com rapidez, tendência também notada na Bolsa de Valores", analisa o documento. O relatório aponta o consumo como o principal impulsor do crescimento econômico, acima dos investimentos e do comércio exterior.

O documento assinalou que o mercado de consumo chinês está "muito ativo" devido à subida dos preços dos cereais no mundo todo e dos imóveis.

Apesar das medidas de Pequim para frear o investimento em setores com crescimento excessivo, estes vão continuar com tendência crescente, aponta o relatório. "Os investimentos são estimulados pelas empresas imobiliárias, enquanto continua a rápida subida do preço da moradia."

O que deve cair, segundo a previsão que não dá números concretos, é o superávit comercial, já que as exportações foram especialmente altas em fevereiro e março. As exportadoras chinesas aumentaram os negócios nesses dois meses com os rumores de que o governo chinês reduziria as ajudas à exportação e as devoluções fiscais em abril.

Leia mais
  • China cria novas tarifas à venda de aço para reduzir superávit

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PIB da China
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página