Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2007 - 20h01

Agência Fitch eleva "rating" da Petrobras para grau de investimento

Publicidade

da Folha Online

A agência Fitch Ratings elevou a classificação de risco em moeda estrangeira da Petrobras de "BB" para "BBB-", o que significa que a empresa atingiu o primeiro patamar do chamado grau de investimento ("investment grade"). A agência divulgou ainda pela primeira vez o "rating" para moeda local da Petrobras em "BBB".

A estatal brasileira já era classificada assim pelas agências de classificação de risco Standard & Poor's e a Moody's. O grau de investimento indica paises que carregam baixos riscos de dar calote em suas dívidas, isto é, que estão entre os investimentos mais seguros.

Segundo a agência, a elevação do "rating" reflete a melhora das operações da empresa, assim como aprimoramento do desempenho financeiro e o fortalecimento dos fundamentos de crédito do controlador da estatal, que é o governo brasileiro.

Mais cedo, a Fitch Ratings anunciou a elevaçã do "rating" soberano do Brasil de "BB" para "BB+", um nível anterior ao "investment grade" ("BBB-"), dado a países considerados seguros para investir.

O "upgrade" do país, segundo a Fitch, reflete a significativa melhora no situação externa do país, políticas macroeconômicas prudentes e um aumento da poupança doméstica, segundo a agência.

Leia mais
  • Agência eleva classificação e deixa Brasil a um passo de grau de investimento

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "investment grade"
  • Leia o que já foi publicado sobre a Petrobras
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página