Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 13h30

Confiança do consumidor brasileiro volta a registrar alta em abril

Publicidade

da Folha Online

A confiança do consumidor brasileiro registrou crescimento em abril, quatro meses consecutivos de queda, atingindo 132 pontos em no mês passado contra 128 pontos em março no INC (Índice Nacional de Confiança), elaborado pela Ipsos Public Affairs para a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e divulgado nesta terça-feira.

Em abril do ano passado, o índice estava em 121 pontos. Segundo a pesquisa, a região Sul (que foi considerada pessimista nos meses anteriores) passou de 97 para 103 pontos. Com 150 pontos, as regiões Norte e Centro-Oeste continuam as mais otimistas, seguidas da região Sudeste, que manteve-se com 136 pontos, segundo a pesquisa. Na região Nordeste, registrou-se aumento no otimismo, com 131 em abril (contra 127 pontos em março).

O componente da pesquisa referente às expectativas do consumidor brasileiro mostra que 40% da população espera que a situação econômica de sua região para os próximos seis meses continue forte --15%, no entanto, prevêem uma perda de força na economia.

O índice indica uma boa situação na compra de eletrodomésticos: 45% dos entrevistados dizem ser mais favoráveis a compras de produtos deste tipo, enquanto 29% se disseram menos favoráveis. Já em relação a compras de imóveis e automóveis, a situação se inverte: 36% são menos favoráveis e 31% mais favoráveis a essas compras.

"O desafio da economia brasileira é retomar o mercado imobiliário e convencer o consumidor a comprar bens de grande valor em longo prazo" , analisa o presidente da ACSP, Alencar Burti.

A confiança na manutenção do emprego caiu de 40% para 39% e a falta da confiança na segurança do emprego teve um leve aumento de 27% para 28% na comparação com o mês anterior.

O INC é elaborado com base em mil entrevistas realizadas em 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas brasileiras.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre confiança do consumidor
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página