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23/05/2007 - 13h02

Mudar cliente de operadora e manter número custaria US$ 5,7 bi em 5 anos

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da Folha Online

Os custos com a implementação da portabilidade numérica na América Latina remontam a US$ 5,7 bilhões nos primeiros cinco anos, estimou a consultoria Signals, em estudo divulgado hoje. Segundo a consultoria, somente Brasil e México respondem por 56% dos custos totais calculados.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou no início de março as regras de portabilidade -- em que o usuário muda de operadora telefônica (fixa ou celular) sem precisar trocar também de número-- mas estimou que essa facilidade vai levar até dois anos para entrar em vigor.

A consultoria estima que a maior parte dos custos sejam absorvidos pelas empresas. Mesmo que o cliente pague o custo administrativo para se desligar de uma operadora e carregar o número, espera-se que a empresa receptora bonifique, total ou parcialmente, o novo cliente.

A empresa afirma que, nos países onde a portabilidade teve maior sucesso --em que taxa de números portados sobre a base total é maior-- a experiência mostra que esses custos administrativos equivalem a 21% do chamado "arpu" mensal (a receita média gerada pelo cliente).

Para a Signals, a absorção desse novo custo terá um peso ainda maior nas despesas das operadoras em comparação com os gastos para oferecer a solução técnica.

O autor do estudo, Carlos Blanco, chama de "mito" a idéia de que a implementação da portabilidade numérica vai representar um incremento das taxas de desconexão.

"Outros fatores, como o custo que a portabilidade representa para o usuário, o meio competitivo do mercado ou o tempo em que porta o número têm grande impacto na quantidade de números portados e nem sempre são considerados", avalia Blanco."

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