Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2001 - 14h05

Programa da Receita para declaração já está na Internet

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O programa do IR 2001 já está na Internet, na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). É preciso copiar o programa para fazer a declaração. Depois é preciso copiar o Receitanet, que é o programa de transmissão.

A Receita já está recebendo as declarações pela Internet. Segundo Luis Monteiro, auditor fiscal da Receita em São Paulo, dos 13 milhões de declarações que a Receita espera receber neste ano, 90% (cerca de 11,7 milhões) devem ser entregues pela Internet.

Até sexta-feira, mais de 40 mil declarações já tinham sido entregues, todas pela Internet.

A declaração também poderá ser entregue em formulário impresso (nos correios -R$ 2,00- ou na Receita) ou em disquete (em bancos credenciados ou na Receita).

Nas delegacias da Receita o contribuinte poderá retirar o CD-ROM, mas somente a partir da segunda quinzena deste mês. Os formulários serão distribuídos no final do mês. Quem não puder esperar terá de comprar o formulário em papelarias.

Declarar pela Internet é a forma ideal, pois se o contribuinte tiver restituição poderá recebê-la mais cedo.

Nem todos, porém, terão direito a restituição. Muitos contribuintes poderão ter saldo de imposto a pagar. Daí a necessidade de fazer, desde já, pelo menos os cálculos iniciais.

É simples. Com os dados da renda anual em mãos -fornecidos pela empresa ou obtidos pelo carnê-leão, se for um autônomo-, é só somar as deduções previstas em lei (dependentes, educação, saúde, previdência pública e privada, pensão alimentícia etc.) e levar o resultado para a tabela prática de cálculo do IR (ver quadro abaixo).

Do imposto devido em todo o ano, basta diminuir o que já foi retido na fonte ou recolhido por meio do carnê-leão para chegar ao imposto a pagar ou a restituir.


  • Veja especial sobre Imposto de Renda

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página