Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2001 - 15h06

Trabalhadores terão mais tempo para sacar PIS

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os trabalhadores terão mais tempo para sacar os abonos e rendimentos do PIS/Pasep do exercício 2001/2002. O Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) aprovou um novo calendário, que antecipa o início do pagamento e prorroga o encerramento do exercício.

Pelo novo calendário aprovado pelo Codefat, os abonos e rendimentos do PIS/Pasep começam a ser pagos em 22 de agosto. O encerramento do calendário de pagamento está previsto para 28 de junho. No exercício anterior, o pagamento começou a ser feito em setembro de 2000. O término do calendário foi em 30 de abril.

"Um calendário mais amplo vai tornar possível que o pagamento dos benefícios seja feito a um número maior de trabalhadores brasileiros", disse o ministro do Trabalho, Francisco Dornelles.

Os valores de desembolso e a quantidade de beneficiários para este exercício deverão estar definidos no início de julho, depois da atualização completa de todo o cadastro do PIS.

Dados preliminares apontam para mais de R$ 840 milhões disponíveis para pagamento do abono salarial. O valor precisa ser confirmado com a identificação dos trabalhadores que têm direito a receber neste ano.

Outra alteração para este exercício aconteceu nas datas a partir das quais os trabalhadores podem sacar os benefícios. O calendário é definido sempre de acordo com as datas de aniversário dos trabalhadores, mas dessa vez a variação é apenas mensal. Exemplo: todos os trabalhadores nascidos em julho poderão receber a partir do dia 22 de agosto e todos os nascidos em agosto receberão a partir de 28 de agosto. Antes havia uma quebra quinzenal dos aniversariantes para a definição das datas de pagamento.

Até o dia 28, a Caixa estará cadastrando as empresas interessadas em pagar os benefícios do PIS antecipadamente e direto na folha de pagamentos. Os trabalhadores dessas empresas poderão receber já a partir de julho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página