Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2001 - 17h41

Telesp Celular quer implantar nova geração de celulares em outubro

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

A Telesp Celular quer implantar o sistema de internet móvel em alta velocidade ainda este ano. O sistema CDMA 3G-1X (celulares da geração 2,5) da Telesp Celular deve entrar em operação em outubro deste ano na região metropolitana de São Paulo.

Superior aos atuais celulares digitais de segunda geração, a tecnologia da Telesp Celular vai concorrer diretamente com as bandas C, D e E da telefonia celular.

Segundo o presidente da Telesp Celular, Carlos Vasconcellos, os celulares de terceira geração plena só estarão disponíveis para os consumidores a partir de 2005. Mas até lá já será possível utilizar a internet móvel a uma velocidade de transmissão de 144 kbps, no pico, e de 80 kbps na média.

Os celulares atuais têm transmissão de 14,4 kbps. O novo sistema será dez vezes mais rápido que os atuais celulares com tecnologia Wap.

Novas tarifas
Segundo Vasconcellos, a principal vantagem do 3G-1X será a possibilidade de transmissão simultânea de dados o voz, permitindo conexão permanente com a internet.

As tarifas serão cobradas não por tempo de utilização, mas por quantidade de dados transferidos.

Além de funcionar nos telefones celulares, também será possível comprar PC Cards -cartões com pequenas antenas- que podem ser instalados em laptops e palmtops para acesso à internet sem fio.

A empresa fechou hoje um contrato com a Motorola e a Lucent Technologies no valor de R$ 502 milhões, dos quais 15% serão investidos nesse novo sistema.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página