Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2007 - 09h30

Produção industrial da China cresce 18,1% em maio

Publicidade

da Folha Online

A produção industrial da China teve alta de 18,1% em maio, na comparação com maio de 2006, com o desempenho positivo das exportações e com os novos investimentos, segundo dados divulgados pelo governo chinês nesta quinta-feira.

O dado mostra que a economia chinesa não apresenta sinais de desaquecimento: a balança comercial chinesa registrou um superávit de US$ 22,5 bilhões em maio, um crescimento de 73% em relação a maio de 2006.

O dado sobre produção em maio ficou acima do esperado pelos analistas, que previam uma expansão de 17%. Em abril, o crescimento foi de 17,4%.

A inflação atingiu no mês passado uma alta de 3,4%, impulsionada pelos preços de alimentos, em particular a carne de porco. Foi o maio índice em mais de dois anos.

O governo chinês informou ontem que fará uso de medidas financeiras e políticas fiscais para controlar o fluxo de dinheiro. "Vamos manter políticas monetárias e fiscais prudentes", informou o Conselho de Estado em um comunicado, acrescentando que "a política monetária deve ser restringida de modo apropriado ao mesmo tempo em que é mantida estável, fortalecendo um crescimento econômico estável e relativamente rápido".

O governo também planeja adotar medidas para conter os investimentos em máquinas e no setor imobiliário. Neste ano, os investimentos em ativos fixos tiveram crescimento de 25,3% em relação ao período de janeiro a maio de 2006.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página