Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2007 - 14h36

Carga tributária de 2006 ficará abaixo de 37% do PIB, diz Rachid

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou nesta segunda-feira que a carga tributária do ano passado ficará abaixo de 37% do PIB (Produto Interno Bruto). "Vai ficar abaixo de 37%", disse.

A carga tributária é o total de impostos e contribuições federais, estaduais e municipais pagos pela sociedade em relação ao tamanho da economia brasileira. Com a mudança da metodologia feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a carga tributária de 2005 passou de 37,7% do PIB para 33,7% do PIB.

Questionado se a previsão era em relação à metodologia antiga das contas nacionais, Rachid afirmou que sim. "A velha [metodologia] também [fica abaixo de 37%]. Não muda, não." Se isso ocorrer, a carga terá um recuo de 2005 para 2006.

No entanto, após afirmar que a carga tributária iria ficar abaixo de 37% levando-se em conta a antiga metodologia do IBGE, o secretário voltou atrás e disse que os dados eram referentes à nova metodologia. "É a nova metodologia. Nos novos números [fica abaixo de 37%], sem dúvida", disse.

Rachid afirmou que já está com os dados sobre a carga tributária, mas que eles estão sob análise e só serão divulgados oficialmente após levar ao conhecimento do ministro Guido Mantega (Fazenda).

"Eu não vou anunciar a carga aqui, agora. No momento que eu levar esse numero ao ministro, eu anuncio", disse após participar do seminário sobre auditoria promovido pela Receita.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página