Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2007 - 18h53

Lula anuncia liberação de recursos para programa nuclear da Marinha

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira a destinação de R$ 130 milhões para a conclusão do projeto nuclear da Marinha de construção de um submarino e geração de energia. Esses recursos serão liberados ao longo de oito anos.

"É um projeto que necessita de 130 milhões de reais durante oito anos, quem sabe, se pudermos colocar um pouco mais, poderemos antecipar", disse ele após visita ao Centro Experimental Aramar, do Centro Tecnológico da Marinha, em Iperó.

Para Lula, o projeto "pode ser embrião para tudo que nós precisarmos do ponto de vista de energia nuclear e do ponto de vista de produção de energia".

Lula admitiu atraso no projeto, mas responsabilizou esse problema no cronograma às dificuldades encontradas ao assumir o primeiro mandato.

"É verdade que este projeto esteve parado durante um determinado tempo, é verdade que no nosso primeiro mandato nós tivemos que dedicar os primeiros quatro anos para consertar o país. É verdade também que, desde a primeira conversa que eu tive com o ministro Waldir Pires, eu assumi o compromisso de que nós vamos colocar os recursos necessários para que a gente possa concluir esse projeto."

O presidente afirmou que esse projeto dará ao país o domínio de toda a tecnologia do ciclo de enriquecimento de urânio. "Agora nós temos condições de concluir esse projeto e o Brasil pode se dar ao luxo de ser um dos poucos países do mundo a dominar toda a tecnologia do ciclo de enriquecimento de urânio e, a partir daí, eu penso que nós seremos muito mais valorizados enquanto nação, enquanto a potência que queremos ser."

Lula visitou hoje o Centro Experimental Aramar, que abriga o Centro Tecnológico da Marinha. em São Paulo. Criado em 1986, o centro é responsável pelo programa nuclear da Marinha --que tem como objetivo a capacitação brasileira no projeto, fabricação, operação e manutenção de instalações propulsoras nucleares para submarinos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página