Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2001 - 11h44

Bovespa registra alta de 2%, com baixo giro financeiro

Publicidade

GABRIELLA ESPER
da Folha Online

A Bolsa de Valores de São Paulo mantém-se firme no final desta manhã com o índice em alta. Após amargar fortes quedas na semana passada, a Bolsa paulista reflete hoje o corte de juros dos Estados Unidos. Às 11h35, a Bovespa operava em alta de 2,31%, com uma pontuação de 10.266 pontos. O giro financeiro até este horário era de R$ 140 milhões.

Com esses números, a Bolsa paulista parece ter descolado do mercado norte-americano. Isso porque, após ficarem fechadas desde a terça-feira passada - o dia dos ataques terroristas aos EUA -, as Bolsas norte-americana operam em queda hoje.

O Fed (Federal Reserve, banco central norte-americano) cortou antes da abertura das Bolsas norte-americanas a taxa básica de juros em meio ponto percentual, de 3,5% para 3% ao ano.


A evolução dos juros nos EUA


A medida também reflete nas principais Bolsas européias, que reverteram tendência de queda após o anúncio da decisão do Fed. No Brasil, o mercado cambial também acentuou a baixa da moeda nas negociações.

Mesmo assim, apesar da alta, o mercado acionário paulista negocia sem grandes novidades hoje, o que demonstra que os investidores não estão se arriscando. Entre as ações mais negociadas, por exemplo, permanecem nas primeiras colocações empresas como Telemar, Petrobras, Telesp Celular Participações e Globo Cabo.

No Ibovespa, as maiores altas estão superiores a 10%, como CRT Celular PNA, Copene e Tele Nordeste Celular.

Por conta da forte valorização do índice, as maiores baixas ficam restritas a quedas inferiores a 5%.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página