Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2001 - 12h03

Cenário econômico prejudica Argentina, dizem analistas

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A possibilidade de um agravamento da desaceleração da economia mundial diante do cenário de incertezas que surgiu desde a última terça-feira terá um impacto certeiro nas chances de recuperação da economia argentina.

Analistas ouvidos pelo diário ''La Nación'' acreditam que o volume de investimentos estrangeiros no país reduzirá ainda mais depois que os EUA foram alvo dos ataques terroristas.

Eles acreditam também em queda no volume de exportações, o que prejudicaria e muito a já fragilizada economia argentina.

Para os economistas, o cenário de incertezas fará com que os investidores migrem para as aplicações consideradas mais seguras, o que impactará diretamente a comercialização de títulos da dívida de países emergentes.

Com certeza, o prêmio (juro) que os governos têm que pagar para a rolagem dessas dívidas subirá muito. E isso já pôde ser visto na última semana. Papéis de países como Argentina e Brasil despencaram no mercado internacional, enquanto títulos do Tesouro norte-americano - considerados os mais seguros do mundo- tiveram forte valorização.

Leia mais no especial sobre Argentina

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página