Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2001 - 17h28

Fed corta juros e segura derrocada em Nova York

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A decisão do Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) em cortar a taxa básica de juros uma hora antes da reabertura do mercado acionário de Nova York ajudou a reduzir o volume das perdas, mas não evitou que os principais indicadores das Bolsas terminassem o dia com forte desvalorização.

Na Bolsa de Valores de Nova York, o índice Dow Jones fechou abaixo dos 9.000 pontos, aos 8.920,70 pontos. Trata-se do pior patamar desde maio de 1998. O indicador registrou perdas de 7,13% ou 684 pontos, também a maior queda em número de pontos da história.


A Bolsa de NY hoje


Na Bolsa eletrônica Nasdaq, a desvalorização foi de 6,85%. As ações de tecnologia que mais perderam foram as da Intel, que tiveram queda de 9,70%, as da Dell Computer, com recuo de 8,15%, e as da Microsoft, cuja desvalorização foi de 8,09%.

Logo pela manhã, o Fed anunciou um corte de 0,5 ponto percentual na taxa de juros, para 3% ao ano. Esse foi o oitavo corte realizado pelo Fed este ano e ficou dentro das expectativas dos analistas, que esperam um corte ente 0,25 ponto e 0,5 ponto percentual.

A medida tinha por objetivo evitar uma queda acentuada na abertura das Bolsas, que permaneceram fechadas desde a última terça-feira, quando os EUA foram alvo de atentados terroristas.


A evolução dos juros nos EUA


Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página