Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2001 - 17h37

Fitch coloca rating de companhias aéreas em perspectiva negativa

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A agência internacional de classificação de risco Fitch colocou em perspectiva negativa os ratings da Continental Airlines, Northwest Airlines e Southwest Airlines - todas companhias aéreas norte-americanas.

De acordo com o comunicado da agência divulgado hoje, a decisão não leva apenas em consideração os prejuízos provenientes dos atentados da última terça-feira, mas também a queda no número de passageiros que já vinha sendo notada antes dos ataques terroristas.

A Fitch afirma que o número de viagens, principalmente as de negócios, já vinham apresentando queda. O aumento no preço dos combustíveis também é apontado como um dos principais itens que afeta o faturamento das empresas.

Segundo a agência, a atual base de custos fixos das empresas - bastante elevado- irá pressionar as companhias, que terão que buscar alternativas para compensar as perdas operacionais. 'A queda na demanda, a necessidade de ampliar os investimentos em segurança vai dificultar o cumprimento das obrigações financeiras das companhias'', disse o comunicado da agência.

Dentro desse cenário, a agência destacou que o apoio do governo será fundamental. 'Poderão ocorrer ainda mudanças na estrutura do setor nos EUA'', disse.

Acompanhe a situação dos aeroportos dos EUA

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página