Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2001 - 13h08

Nasdaq despenca 4,19%; Dow Jones cai 3,23%

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A Bolsa eletrônica Nasdaq, que reúne as principais empresas de tecnologia, despenca 4,19%, para os 1.489,88 pontos.

As ações listadas na Bolsa que mais perdem são as da Sun Microsytems, que cai 5,45%, Intel (-5,11%) e Oracle (-3,6%).

Na Bolsa de Valores de Nova York, o índice Dow Jones tem queda de 3,23%, aos 8.615,48 pontos, e o S&P-500 recua 1,65%, para 1.015,74 pontos.

Os investidores continuam apreensivos com os possíveis impactos que a retaliação norte-americana aos atentados terroristas terão na economia mundial.

Há pouco, o Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA), disse através do Livro Bege que a economia dos EUA apresentará mais retração devido aos impactos dos ataques terroristas que atingiram o país no último dia 11.

O Livro Bege é o sumário macroeconômico dos Estados Unidos concluído com base nos resultados das 12 unidades regionais do Federal Reserve e que auxilia na definição da taxa de juros.

No início da tarde de hoje, o presidente norte-americano, George W. Bush, deu declarações afirmando que 'já está na hora de os EUA agirem'' e que o momento de discussões já terminou.

Os EUA querem que o Taleban autorize a extradição do milionário saudita Osama bin Laden, mas o líder do Taleban, mulá Mohamad Omar, propôs hoje a continuidade das conversas com os EUA sobre Osama bin Laden.

O mercado teme que esse cenário prejudique ainda mais a já desaquecida economia mundial, principalmente depois dos avisos de queda nos lucros e prejuízos divulgados desde o dia 11, principalmente entre as seguradoras e as companhias aéreas. As ações do setor de tecnologia também registram perdas, além das companhias petrolíferas.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página