Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2001 - 15h12

Quedas nos EUA e giro fraco deixam Bovespa sem direção

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

As fortes quedas nas Bolsas norte-americanas e o baixo fluxo financeiro no mercado acionário paulista estão deixando a Bovespa sem direção nesta tarde.

A Bolsa paulista fechou a manhã com valorização de 0,43%, após subir 2,66%, mas iniciou a tarde sem tendência definida, oscilando entre patamares positivos e negativos. Há pouco, no entanto, o índice voltava a subir e registrava valorização de 0,64%.

Esse comportamento reflete a preocupação dos investidores com a situação econômica dos EUA. O Federal Reserve (bc dos EUA) divulgou hoje o "livro bege", relatório sobre as condições da economia dos EUA, que auxilia na definição da taxa de juros do país.

O relatório aponta que a atividade econômica dos EUA desacelerou mais ainda nos meses de agosto e setembro e as previsões são de que a retração será acelerada depois dos ataques terroristas que atingiram o país no último dia 11.

As Bolsas norte-americanas acentuaram as quedas nesta tarde. Há pouco, a Nasdaq despencava 4,49% e a Dow Jones, 3,27%.

O fluxo financeiro, embora um pouco melhor do que ontem no mesmo horário, continua fraco, o que deixa o índice da Bovespa mais suscetível a mudanças abruptas. Há pouco, o giro chegava a R$ 341,7 milhões.

Além disso, o mercado opera na expectativa da decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central sobre o juro básico brasileiro, que está em 19% ao ano, que deverá ser divulgada somente após o fechamento dos negócios.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página