Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2001 - 15h19

Bolsa de Frankfurt despenca 4% com temor de ataque dos EUA

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A tensão que ronda o mercado financeiro se agravou depois que os EUA exigiram a entrega imediata do milionário saudita Osama bin Laden, afirmando que o prazo para o diálogo terminou.

Na Bolsa de Valores de Frankfurt, o índice Xetra-Dax-30 -que reúne as 30 empresas mais negociadas no mercado local- despencou 4,05%, para os 4.025,06 pontos.

Os investidores temem que as represálias dos EUA aos ataques terroristas acentuem ainda mais a desaceleração da economia mundial. Muitas empresas dos setores de seguro, aviação e tecnologia já revisaram suas perspectivas de ganhos. Algumas esperam amargar prejuízos até o final deste ano.

A ações da seguradora alemã Allianz caíram 3,11%, mas foram os bancos que lideraram as perdas do pregão de hoje. O Deutsche Bank (que tinha escritório no WTC) registrou perdas de 9,49%, seguido pelo Commerzbank, cujos papéis recuaram 7,6%.

O setor aéreo alemão também reverteu a tendência de alta registrada logo na abertura e fechou em queda. Os títulos da Lufthansa tiveram desvalorização de 1,7%.

No setor de tecnologia, as empresas negociadas em Frankfurt seguiram as quedas da norte-americana Nasdaq. A SAP, a maior fabricante de software da Europa, acumulou perdas de 9,22%. A Infineon Technologies, a segunda maior fabricante de chips para computador européias, recuou 10,2%.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página