Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2001 - 15h35

Nasdaq despenca 5%; Dow Jones tem queda de 3,17%

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A Bolsa eletrônica Nasdaq, que reúne as principais empresas de tecnologia, opera com forte desvalorização hoje. Às 15h20, o principal indicador da Bolsa tinha queda de 5,09%, somando 1.476 pontos.

A forte desvalorização também atinge a Bolsa de Valores de Nova York. O índice Dow Jones tem queda de 3,17%, somando 8.620,74 pontos, enquanto o S&P-500 recua 2,86%, para 1.003,21 pontos.

O mercado continua atento às declarações norte-americanas sobre as represálias contra os ataques terroristas do último dia 11. Hoje vence o prazo dado pelo governo norte-americano ao Afeganistão para a entrega do milionário saudita Osama bin Laden, acusado de ter organizado os atentados.

Em pronunciamento oficial, o presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, assumiu que a situação do país é difícil e complicada, mas que ele está pensando, em primeiro lugar, na segurança da nação e dos cidadãos paquistaneses.

Ao mesmo tempo em que apóia e reconhece o governo do Taleban, que governa 90% do território Afeganistão -acusado de proteger Osama bin Laden- o Paquistão se comprometeu a ajudar o governo norte-americano na luta contra o terrorismo.

Embora Musharraf tenha reafirmado sua cooperação com os EUA, ele enfatizou o fato de que os alvos, na luta contra o terrorismo, não devem ser o Islã e a população civil do Afeganistão.

Até agora, o Paquistão se comprometeu a liberar o espaço aéreo e a fornecer informações. Musharraf disse que não tem nenhum detalhe do que foi planejado pelo governo americano como estratégias na luta contra o terrorismo.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página