Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2001 - 10h08

George Soros pede coalizão global por um mundo melhor

Publicidade

da Reuters

O investidor internacional George Soros pediu hoje uma revisão pelas instituições financeiras em todo o mundo de modo a impulsionar os gastos com ajuda e assistência ao desenvolvimento para balancear o poder de grupos como a Organização Mundial do Comércio (OMC).

''O desenvolvimento de nossas instituições mundiais não tem acompanhando o desenvolvimento dos mercados internacionais'', disse Soros em um esboço de um relatório sobre globalização publicado hoje.

''O componente que está faltando na estrutura financeira internacional é um eficaz método de providenciar uma ajuda que irá possibilitar, encorajar e reforçar o consentimento voluntário com padrões e exigências internacionais'', escreveu ele.

O documento de 112 páginas, que visa estimular o debate a respeito da eficácia das instituições mundiais, pediu uma abordagem baseada no mercado para desenvolver ajuda com poderes de sanções e penalizações similares às da OMC. (Veja especial sobre os impactos econômicos do terrorismo).

A proposta de Soros chega em um momento crítico para a economia mundial, com o medo de uma recessão intensificado pelos ataques em Nova York e Washington.

A reunião anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial foi cancelada por motivos de segurança.

Soros já havia defendido algumas de suas propostas em seu livro ''Sociedade Aberta: Reformando o Capitalismo Global'', publicado no ano passado.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página