Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2001 - 15h10

Bolsa de Frankfurt fecha em queda de 5,88%

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O mercado alemão foi o que mais sofreu entre os demais mercados europeus com as previsões de queda nos lucros das empresas, principalmente as do setor aéreo. A Alemanha é a maior economia européia.

Na Bolsa de Frankfurt, o índice Xetra-DAX-30 terminou o pregão de hoje em queda de 5,88%, somando 3.804,15 pontos. A maior queda em percentual registrada entre as principais Bolsas da Europa.

A já desaquecida economia mundial poderá sofrer ainda mais depois que os EUA foram alvo de ataques terroristas. Os analistas acreditam que o volume de comércio internacional de uma forma geral poderá ser reduzido, eliminando as possíveis chances de uma recuperação.

Os atentados terão impacto muito forte no setor aéreo, pois há expectativa de queda no volume do tráfego internacional. Além disso, as perdas provocadas pelos ataques terroristas irão afetar em cheio o faturamento das seguradoras e das companhias financeiras.

Hoje a alemã Munich Re, segunda maior no mundo no setor de resseguros, dobrou as estimativas com gastos de indenizações decorrentes dos atentados ao WTC para cerca de US$ 2 bilhões.

No setor aéreo, a Deutsche Lufthansa já considera a queda na procura por passagens. As ações da companhia tiveram desvalorização de 13,46% no pregão de hoje.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página