Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2001 - 10h48

Nova York opera em queda; Nasdaq despenca 5,4%

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

As Bolsas de Valores de Nova York registram queda pelo quinto dia consecutivo na abertura do pregão de hoje. A expectativa de que a economia norte-americana irá mergulhar em profunda desaceleração, com chances de recessão, continua preocupando os investidores.

Na Bolsa eletrônica Nasdaq, a queda é de 5,44%, enquanto o índice Dow Jones, da Bolsa de Valores de Nova York, recua 2,3%.

Os atentados terroristas da última semana agravaram ainda mais o cenário. Entre os diversos setores afetados, o aéreo é o que sentiu mais rapidamente o impacto. A maioria das grandes empresas norte-americanas do setor já anunciaram demissões e corte no número de vôos.

Na madrugada de hoje, o Congresso dos EUA anunciou pacote emergencial de US$ 15 bilhões -entre assistência direta e financiamento- para as companhias aéreas e a indústria do setor no país. O pacote deve ser aprovado formalmente pela Casa Branca até o final do dia.

O presidente dos EUA, George W. Bush, num discurso emocionado ao Congresso norte-americano ontem à noite pediu paciência à população e atacou duramente o grupo extremista islâmico Taleban, que controla 90% do Afeganistão.

O Taleban se nega a entregar aos EUA o terrorista saudita Osama bin Laden, principal suspeito de organizar os atentados do último dia 11.

Os EUA já enviaram 100 aviões de combate, frota de 10 navios e um submarino para as bases do golfo Pérsico e Mediterrâneo para a operação que pode resultar em confronto militar com o Afeganistão. Bush também deu um ultimato aos países do Oriente Médio, afirmando que eles precisam definir de que lado estarão.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página