Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2001 - 11h25

Bolsa de Nova York tem alta de 2,89%; Nasdaq sobe 3,38%

Publicidade

da Folha Online

O mercado acionário norte-americano iniciou o pregão de hoje em alta, mostrando recuperação em relação às perdas registradas na última semana e que bateram recordes de desvalorização.

Os investidores irão tentar recuperar a queda da última semana, assim como vem também ocorrendo no mercado europeu, com os principais mercados registrando valorização e como ocorreu com algumas das principais Bolsas asiáticas.

Na Bolsa de Valores de Nova York, o índice Dow Jones sobe 2,89%, puxado principalmente pelas ações da Boeing e da General Eletric, que sobem 1,14% e 3,06%, respectivamente. O S&P-500 tem valorização de 2,61%.

A Bolsa eletrônica Nasdaq, que reúne as principais empresas de tecnologia, tem valorização de 3,38%.

Na sexta-feira, o Congresso e o governo norte-americanos anunciaram um pacote emergencial de US$ 15 bilhões -entre assistência direta e financiamento- para as companhias aéreas e a indústria do setor no país.

A medida tenta salvar o sistema de transporte aéreo norte-americano, que sofreu fortes abalos econômicos depois dos atentados terroristas. Houve uma abrupta queda no número de passageiros (20% no número de assentos ocupados), o que forçou as companhias aéreas a anunciarem cortes superiores a 65 mil empregos.

Líder dos indicadores cai 0,3%

O Leading Indicator, indicador que reúne os mais importantes dados da atividade econômica dos EUA, teve queda de 0,3% no mês de agosto. Essa foi a primeira queda depois de ter registrado cinco meses consecutivos de alta.

Os dados foram divulgados hoje pelo Conference Board. O grupo de pesquisa com base em Nova York afirma que a queda acentuada é um sinal de que a desaceleração da economia mundial vai se agravar ainda mais depois dos atentados do dia 11 de setembro.

O indicador caiu 0,3%, para 109,6 pontos. A expectativa do mercado era de queda de 0,1%. Em julho, o índice teve alta de 0,3%, para 109,9 pontos.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página