Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2001 - 19h05

FHC inicia reunião com a equipe econômica em Brasília

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

Começou há pouco a reunião entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e a equipe econômica de governo. O encontro foi convocado pelo próprio FHC após a alta no dólar frente ao real, que levou a cotação da moeda norte-americana na última sexta-feira para R$ 2,835. O objetivo do governo era frear a tendência de alta e traçar estratégias para a 'queda-de-braço'' entre o Banco Central e o mercado.

No entanto, logo após o início da reunião, o porta-voz da presidência da República, Georges Lamazière, disse que o encontro havia sido solicitado pelo ministro Sérgio Amaral, do Desenvolvimento. Segundo Lamazière, o ministro, que completou 30 dias no cargo hoje, queria fazer um balanço de sua atuação à equipe econômica e ao presidente.

Estrategicamente, segundo alguns analistas, a reunião foi marcada para depois do fechamento dos mercados. Caso ao cotação do dólar não baixasse naturalmente, o governo poderia adotar medidas mais duras para segurar o câmbio. Como o BC conseguiu vencer a disputa com o mercado, o dólar despencou para R$ 2,721, registrando a maior queda no mercado de câmbio durante o Plano Real, com um índice de 4,02%.

O porta-voz informou ainda que uma autoridade do governo poderá dar entrevista coletiva após a reunião. Participam do encontro com FHC no palácio do Planalto, os ministros Sérgio Amaral, do Desenvolvimento, Pedro Malan, da Fazenda, Pedro Parente, chefe da Casa Civil e o presidente do BC, Armínio Fraga.



Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página